Reproduzimos o texto do periódico chileno El Pueblo sobre o pedagogo soviético Anton Semiónovitch Makarenko.
Makarenko e seus alunos. O pedagogo estimulava os jovens a trabalhar coletivamente
102 anos após a Revolução Russa, lições vividas e necessárias
Educação, Jornal El Pueblo n ° 85 (outubro de 2019).
A educação sempre foi uma grande preocupação para seus diferentes atores. Sem necessariamente estar sujeito a alguma ideologia política, estamos testemunhando que a sociedade está dividida em classes com interesses diferentes entre si.
Hoje e desde o surgimento de diferentes classes sociais, a educação não está fora da política, mas tem sido usada como um instrumento para as ideologias dominantes perpetuarem seu poder e, assim, manterem o sistema de exploração em que estão inseridas. Sociedade construída. Diante disso e na busca por transformar o cenário atual da cidade, muita importância é colocada nesse aspecto da cultura.
Mas, é possível fazer as mudanças que a sociedade exige apenas da educação ou sempre apresentá-la como a principal coisa a ser transformada? Mariátegui, um grande comunista peruano, declarou com precisão: “Não é possível democratizar o ensino de um país sem democratizar sua economia e, portanto, não democratizar sua superestrutura política” . Exemplos que confirmam isso são as experiências socialistas da Rússia e da China. Porque sim, para transformar a educação, as pessoas precisam e devem conquistar o poder.
Makarenko
A primeira revolução socialista triunfante nos deixou grandes lições a esse respeito. Anton Makarenko, comunista e pedagogo russo, fazia parte da vanguarda responsável por enfrentar a tarefa do Estado proletário, que não era apenas a reorganização da economia e política do país, mas também a formação de futuros homens e mulheres que defenderiam os direitos alcançado pelo socialismo. Assim, a tarefa do educador era fornecer a esse novo contingente valores e princípios que garantissem a construção e a preservação dessa nova sociedade.
A pedagogia de Makarenko foi baseada na prática e na experiência. Essa foi a única coisa que o ajudou a resolver os problemas reais no bairro de Gorki. Era um tipo de orfanato em que chegavam os órfãos da guerra civil que caíam facilmente na delinquência juvenil para sobreviver e se acostumavam a fazer as coisas facilmente.
Para solucionar os problemas vivenciados, essa nova pedagogia baseou-se em 2 pontos principais: a) criação de consciência coletiva e b) trabalho produtivo auto-sustentado. Assim, os eixos articulados foram a oportunidade de praticar os princípios democráticos da doutrina marxista, que ligam a teoria educacional à prática social e ao ensino através do trabalho coletivo.
Se pensarmos em estudantes populares, podemos ver certas semelhanças no perfil do aluno. Hoje, o individualismo e a violência entre eles não permitem a instalação de uma nova proposta pedagógica. Diante disso, o educador, para ser ouvido, deve primeiro ordenar o ambiente, para que a disciplina permita criar condições para instalar princípios coletivistas. E outro aspecto é a tarefa persuasiva do educador, que através de situações exemplificativas deve procurar penetrar na consciência dos alunos.
Recomendamos a leitura do poema pedagógico de Makarenko, um grande romance que reflete 15 anos de trabalho, abrindo caminho no mundo então inexplorado da educação socialista.
O livro ‘Poema Pedagógico’ pode ser adquirido na loja do Jornal A Nova Democracia pelo link: https://loja.anovademocracia.com.br/poema-pedagogico-de-makarenko/