Mali: Resistência derruba helicóptero e aniquila 27

Mali: Resistência derruba helicóptero e aniquila 27

Print Friendly, PDF & Email

Três ataques aniquilaram um total de 27 soldados, derrubou um helicóptero e tirou de combate outros 35 ocupantes em Menaka (nordeste), Nampala (centro) e em Gao (norte do Mali). As notícias foram veiculadas em 17, 20 e 27/7, respectivamente.

No primeiro caso, ao menos 8 soldados foram aniquilados e seus corpos encontrados no dia 17. Atribui-se a autoria da emboscada a grupos jihadistas que combatem as tropas estrangeiras.

No segundo caso, 17 soldados foram aniquilados e 35 retirados de combate. A autoria deste ataque não é certa, mas aponta-se a grupos jihadistas de minoria étnica Peul. 

Dias depois, os combatentes da Resistência nacional derrubaram um helicóptero militar do imperialismo alemão que sobrevoava a área a serviço da ocupação. O helicóptero caiu no deserto, ao norte de Gao. O ataque ocorreu entre os dias 26 e 27/7. Dois soldados foram aniquilados com a explosão.

O Mali é palco de uma agressão e ocupação imperialista dirigida pelo imperialismo francês desde 2013 para recuperar territórios estratégicos que estavam sob controle de grupos islâmicos nativos. Hoje, segue a ocupação escamoteada com a presença de “tropas de paz” da ONU.

A Alemanha incrementou recentemente sua participação na agressão. Só neste ano, enviou 8 helicópteros de guerra e 350 soldados. Atualmente, são 1 mil o número de soldados alemães ocupando o país.

Imagem ilustrativa.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: