Manifestações pró-Palestina seguem a ocorrer pelo País

O povo brasileiro tem continuado a demonstrar seu apoio ativo às massas palestinas com massivas manifestações por todo o País.
Manifestação pró-palestina toma as ruas de Goiânia. Foto: Ana Maia

Manifestações pró-Palestina seguem a ocorrer pelo País

O povo brasileiro tem continuado a demonstrar seu apoio ativo às massas palestinas com massivas manifestações por todo o País.

O povo brasileiro tem continuado a demonstrar seu apoio ativo às massas palestinas com massivas manifestações por todo o País. Nos últimos dias, manifestações de solidariedade ao povo palestino e em repúdio aos crimes sionistas ocorreram em Florianópolis (SC), São Paulo (SP) e Goiânia (GO). Os protestos fazem parte de um cenário nacional de manifestações em apoio ao povo palestino, que já tomaram as ruas de cidades como Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Montes Claros (MG), Pelotas (RS) e Porto Alegre (RS) e do Distrito Federal.

GO: Manifestação de solidariedade ao povo palestino sacode Goiânia

No dia 30 de outubro, um ato de solidariedade ao povo palestino estremeceu Goiânia. O protesto reuniu cerca de 400 pessoas, dentre elas estudantes, trabalhadores de diferentes categorias e membros da comunidade árabe, e percorreu uma via importante da capital.

O ato começou na Praça Universitária, onde representantes árabes tomaram a palavra e repudiaram o genocídio e os 75 anos de ocupação sionista. O palestino-brasileiro Sheik Kamal sentenciou que:

— Os injustos, ou mais cedo ou mais tarde, terão a sua vez. Hoje, os palestinos estão sendo sacrificados. Isso não é guerra e sim genocídio, meus irmãos. Nós estamos ao lado dos palestinos. Se Deus permitir, Palestina será livre!

Grande bandeira palestina foi erguida, e faixa exclama “Palestina Resiste! Palestina Triunfará!”. Foto: Ana Maia

Integrantes do Comitê de Solidariedade ao Povo Palestino, de diversas organizações políticas, também expressaram solidariedade internacional. O Comitê foi criado na mesquita Al Taubah, uma semana antes. Os seus integrantes decidiram organizar grande campanha de apoio ao povo palestino em sua luta de libertação nacional.

Minutos antes de sair em marcha pela avenida universitária, manifestantes queimaram as bandeiras do imperialismo ianque e do Estado sionista de Israel. Após esta ação internacionalista calorosa e combativa, o ato seguiu em colunas até o centro da cidade. Centenas entoaram as palavras de ordem Palestina Livre! e Palestina Resiste, Palestina Triunfará!. Falas no carro de som dirigidas aos trabalhadores que participavam do ato e que passavam pelos arredores denunciaram os crimes de guerra de Israel, a máquina de propaganda de guerra do imperialismo e exaltaram a Resistência Nacional Palestina.

Protesto em SP rechaça agressão sionista em frente ao consulado ianque

No dia 26 de outubro, manifestantes se reuniram em frente ao Consulado dos Estados Unidos em protesto contra a escalada genocida promovida pelo Estado de Israel contra o povo palestino.

Em uníssono, manifestantes gritaram palavras de ordem como Fora de Gaza, Israel fascista!. Durante o protesto, bandeiras dos Estados Unidos e Israel foram pichadas em uma vigorosa demonstração antiimperialista de denúncia ao patrocínio ianque à matança de palestinos promovidas por Israel. os manifestantes também condenaram contundentemente s bombardeios aos hospitais e o assassinato generalizado de palestinos, incluindo crianças, mulheres e idosos.

Em Santa Catarina, protesto toma as ruas de Florianópolis

Em Santa Catarina, um protesto organizado pelo Comitê de Brasileiros em Defesa da Palestina tomou as ruas de Florianópolis no dia 27 de outubro. A manifestação foi iniciada em frente à catedral metropolitana por volta das 16h e seguiu até o terminal urbano do centro da cidade.

Durante o protesto, entidades, organizações, ativistas e trabalhadores brasileiros e palestinos denunciaram as diversas agressões cometidas pelo Estado sionista de Israel contra o povo palestino. Os manifestantes exaltaram a luta de 75 anos travada pela Resistência Nacional Palestina contra o roubo de suas terras e o genocídio de seu povo. Bandeiras e faixas em apoio a  Palestina e sua resistência, foram carregadas pelos participantes. Também foi queimada uma bandeira do Estado sionista de Israel como forma de protesto. O Comitê de Apoio do Jornal A Nova Democracia em Florianópolis estava presente cobrindo o ato. 

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: