Manifesto dos Capixabas à Sociedade Brasileira contra a Mercantilização da Educação

Manifesto dos Capixabas à Sociedade Brasileira contra a Mercantilização da Educação

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Reproduzimos a seguir o manifesto produzido pelos professores do Espírito Santo em defesa da educação e de denúncia da política de privatização aplicada no estado capixaba pelo  ex-secretário de Educação, Haroldo Corrêa Rocha, atual Secretário Geral do Ministério da Educação (MEC).


Vimos por este Manifesto expressar nossa indignação quanto às políticas de cunho gerencialista e privatizantes implantadas no estado do Espírito Santo e denunciar ao povo brasileiro o significado da ida para o MEC do atual secretário de Educação, Haroldo Corrêa Rocha, convidado para assumir a Secretaria Geral daquela pasta. Durante todo o seu mandato como secretário da pasta no estado do Espírito Santo, a diretriz basilar foi a falta de diálogo e o silenciamento de educadores, movimentos sociais, associações científicas e do que vinha sendo produzido pela Universidade.
Desde 2015, a política educacional no Espírito Santo vem se constituindo a partir de gestão centralizadora, autoritária e de ações articuladas com a iniciativa privada, ampliando as parcerias público-privadas, contribuindo para a implementação da privatização do ensino público, para a precarização do trabalho docente e, principalmente, para a perda da autonomia dos professores. O modelo de gestão adotado no Espírito Santo tem imposto autoritarismo didático e de conteúdos às escolas por meio de programas como o Pacto de Aprendizagem do Espírito Santo (PAES), Escola Viva, Ensina Brasil, Jovens do Futuro, Ensino Híbrido, que desconsideram saberes e fazeres dos professores/as e trabalhadores/as da educação.

Houve redução dos investimentos na educação em 68%, fechamento de 41 escolas públicas e de 6.507 turmas, deixando mais de 60.000 crianças e jovens de 4 a 17 anos fora da escola. Portanto, a ida do Secretário que comandava a pasta de Educação no ES para o MEC não surpreendeu os capixabas, porque demonstrou o coroamento de um projeto antidemocrático e privatista para a educação brasileira, uma vez que se evidencia o alinhamento do Governo do Estado do Espírito Santo com o Governo Temer, com a mercantilização do ensino público e com a negação do direito à educação. Não é por acaso que a pasta da educação estadual será assumida por outro economista, vinculado ao grupo Espírito Santo em Ação, que congrega grupos de empresários capixabas.

Com certeza, tudo isso continuará trazendo enormes retrocessos para a educação não apenas no Espírito Santo, mas para todo o Brasil. Sendo assim, diante de mais esta etapa do golpe em curso no interior do MEC, conclamamos a sociedade capixaba e a sociedade brasileira a expressarem a convicção firme que a educação é direito social e que não aceitamos os modelos obscuros de gerencialismo e de privatismo em educação defendidos pelo Senhor Haroldo Corrêa Rocha e por, agora, seus aliados no MEC.

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Atualizado em 11/06 às 16h54

Assinam:

1. AfirmAção – Rede de Cursinhos Populares
2. ANFOPE BAHIA
3. Anfope-ES
4. Associação Brasileira de Alfabetização
5. Associação Brasileira de Educação Social (EDUSOBRASIL)
6. Associação Brasileira de Educação Social/Pedagogia Social (EDUSOBRASIL)
7. Associação Canários da Senzala
8. Associação dos Docentes da UFES (Adufes)
9. Associação Nacional Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu – ACBANTU
10. Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação – FINEDUCA
11. ASSOPAES- ES
12. Cddh Dom Tomás Balduíno
13. Cddh Pedro Reis
14. Cefetmg
15. Centro de Educação Infantil Criarte
16. cineduc cinema e educação
17. Círculo Palmarino
18. Coletivo Camará – ES
19. Coletivo Mães Eficientes Somos Nós
20. Coletivo Sindiupes pela Base
21. Comitê de Educação do Campo do Espírito Santo – COMECES
22. Conselho Municipal de Educação de Cariacica -COMEC
23. Coordenação estadual quilombola Zacimba Gaba/ Educação quilombola.
24. CTB Central dos trabalhadores e das trabalhadoras do Brasil
25. Ctb educacai es
26. Diretório Central dos Estudantes da Ufes
27. EMEF “Novo Horizonte”
28. fetraee ES. Federação Estadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos Privados de Ensino do ES.
29. Fórum capixaba de lutas sociais
30. Forum de EJAS
31. Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro
32. Fórum Municipal de Educação de Vitória
33. Fórum permanente de educação infantil do ES
34. Fundação Padre José Koopmans
35. GEPAC/ CNPQ/ UNIRIO
36. GEPEC FACED UFBA
37. GETAE – Grupo de Estudos e Pesquisas Gestão, Trabalho e Avaliação Educacional
38. GPEALE Grupo de Pesquisa em Alfabetização e Letramento da UFSJ
39. Grupo Ambientalista Natureza & CIA
40. GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DO ESPÍRITO SANTO (GEPECES)
41. Grupo de estudos e pesquisa em Infancia, Linguagem e Educação – GEPILE-Faculdade de Educao-Ufrj
42. Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” – Histedbr
43. Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Humana e Educação Física – GEPEFEF / UESC-Ilhéus, BA
44. Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (GEPPF)/ UFES/ES
45. Grupo de Estudos sobre Politica Educacional e Trabalho -GEPETO/ UFSC
46. Grupo de Pesquisa Federalismo e Políticas Educacionais – PPGE-UFES
47. Grupo de Pesquisa Imagens, Tecnologia e Infância
48. Grupo de Pesquisa Línguas, Literatura e Educação – Ifes
49. Grupo de Pesquisa Literatura e Educação
50. grupo de pesquisa Pedagogia histórico-crítica e educação escolar
51. Grupo de Pesquisa sobre Trabalho, Educação e Política Educacional (GTEPE) da Universidade Federal de Juiz de Fora
52. Grupo de Pesquisa Trabalho e Práxis/UFES
53. Grupo de Pesquisa: Políticas, Gestão e Inclusão Escolar: contextos e processos sociais / PPGE / UFES
54. Grupo THESE – Projetos Integrados de Pesquisas em Trabalho, História, Educação e Saúde (UFF-UERJ-EPSJV-/Fiocruz)
55. Laboratório de Ensino de História da UFES (Lahis)
56. Lagebes – Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo
57. LEPEL FACED UFBA
58. Licenciatura intercultural indígena Tupinikim e Guarani-Ufes
59. MNCR NUCLEO SALVADOR
60. MNDH ES – Mov Nacional dos Direitos Humanos
61. Movimento Kizomba – ES
62. Neiape – Núcleo De Educação Infantil, Alfabetização e Eja- Universidade Federal de Uberlandia
63. Núcleo Assopaes Cariacica
64. Núcleo Bakhtiniano de Pesquisas em Leitura
65. Nucleo de Artes Visuais e Educação do Espírito Santo – NAVEES
66. Núcleo de Estudos Clássicos /Coletivo Bárbaro / UFRRJ
67. Núcleo de estudos e pesquisas em políticas educacionais -NEPE
68. Núcleo de Estudos em Literatura e Ensino- Ifes Vitória
69. Nucleo FALE/UFJF – Formação de professores, alfabetização, linguagem e ensino
70. Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e estudo em educação ambiental NIPEEA
71. O mundo de Tayó Produções Artísticas e Educacionais
72. Pastoral da Juventude Rural
73. PPGE/CE/UFES
74. Proeja Ifes Campus Vitoria
75. Programa de extensão e pesquisa Redes de políticas no território/CCHN/UFES
76. Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu/ICHS/CUR/UFMT
77. SAPI – Sociedade Amigos por Itaúnas (2)
78. Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra MST/ES
79. Sindicato dos servidores públicos municipais de Guaçuí ES
80. SINDIFES
81. SINPRO/ES .Sindicato dos Professores do Estado do Espírito Santo.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
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