Enormes bandeiras comunistas foram penduradas em locais estratégicos de duas cidades austríacas por militantes maoistas, no dia 5 de maio. Em Viena e Linz, as ações tiveram grande repercussão e transeuntes chegaram a aplaudi-las. As ações de agitação e propaganda faz parte da campanha internacional de celebração aos 200 anos de Karl Marx, convocada por Partidos e Organizações Maoistas.
As ações na Áustria – planejadas, preparadas e executada pelo Comitê Executivo Karl Marx, e com a participação de militantes do grupo Partizan Avusturia – ocorreram em locais simbólicos e estratégicos.
Na cidade de Viena, o prédio Karl Marx Hof – o maior edifício residencial do mundo – foi decorado com enormes bandeiras comunistas em todos os andares, além de uma faixa com o selo da campanha internacional. Uma multidão acompanhou atenta a decoração do edifício.
Na cidade de Linz, as bandeiras foram hasteadas na região próxima ao rio Danúbio. Grandes prédios – construídos pelos nazistas na ocasião da segunda guerra – foram também usados como base para grandes bandeiras vermelhas com a foice e martelo tremularem.
Na ponte que corta o rio Danúbio, ainda em Linz, os maoistas realizaram uma grande agitação. Uma grande bandeira foi pendurada, junto com uma faixa estampando o selo da campanha internacional. Fogos de artifício e sinalizadores anunciavam a ação dos comunistas. A resposta foi imediata: os transeuntes fotografavam e longos períodos de aplausos cortavam o silêncio. No centro da cidade, praças tradicionais foram também decoradas com as bandeiras comunistas que, segundo o Comitê Executivo Karl Marx, ficaram lá por dias, sem serem retiradas.