194 anos do nascimento de Karl Marx

https://anovademocracia.com.br/89/14b.jpg

194 anos do nascimento de Karl Marx

Gigante do proletariado mundial

http://jornalzo.com.br/and/wp-content/uploads/https://anovademocracia.com.br/89/14b.jpg

Em 5 de maio completam-se 194 anos do nascimento de Karl Heinrich Marx, na cidade de Tréveris, Alemanha.

Marx formou-se em direito, estudou com afinco a filosofia e defendeu magistralmente a sua tese de doutorado A diferença entre as filosofias da natureza em Demócrito e Epicuro.

Marx também foi jornalista e fez da Gazeta Renana uma tribuna democrático-revolucionária, enfrentando a forte censura e perseguições políticas.

Ele se postou, sempre e voluntariamente, à frente nos estudos e nos combates do proletariado. Trabalhava infatigavelmente onde e quando pudesse.

Em suas recordações, seu genro e camarada de armas Paul Lafarge registrou: “A atividade de Marx não dizia respeito apenas ao seu país de origem: ‘Sou cidadão do mundo’, dizia, ‘e trabalho onde me encontro’. Com efeito, para onde quer que fosse conduzido pelos acontecimentos e pelas perseguições políticas, na França, na Bélgica e na Inglaterra, ele participava ativamente dos movimentos revolucionários que se desenvolviam.”

A partir de 1844, quando conheceu Friedrich Engels, Karl Marx teve nele inestimável suporte para erigir sua monumental obra. Marx foi o fundador e dirigente da primeira Internacional. Combateu tenazmente o oportunismo e as correntes anarquistas que predicavam um ‘socialismo’ não proletário.

Karl Marx foi o fundador do comunismo científico, o artífice da tática e da estratégia revolucionária do proletariado. O marxismo é a arma com a qual o proletariado e seu destacamento de vanguarda poderão, como é apontado no Manifesto do Partido Comunista, redigido por Marx e Engels em 1847, promover a derrubada violenta de toda a ordem social existente” e edificar uma sociedade sem classes, sem a exploração do homem pelo homem: o comunismo.

Ele foi o maior entusiasta da Comuna de Paris de 1871 e, após a sua derrota, defendeu-a ardorosamente, extraindo valioso aprendizado para os futuros combates do proletariado e seu partido.

Além dos conhecidíssimos Manifesto do Partido Comunista e do genial trabalho O Capital, estão entre suas principais obras: A Sagrada Família, A ideologia Alemã, A miséria da Filosofia, O 18 de Brumário de Luis Bonaparte, A guerra civil na França, Contribuição a crítica da Economia Política, entre outras.

A 14 de Março de 1883, o incansável dirigente e combatente do proletariado “adormecia pacificamente, na sua poltrona, para o último sono*”.

Após a morte de Marx e Engels, o marxismo, como ideologia do proletariado, foi desenvolvido por Lênin, que com a Revolução de Outubro de 1917 abriu as portas da história para a era da Revolução Proletária. Então marxismo-leninismo, foi defendido e aplicado na luta hercúlea pela construção do socialismo, sob a direção de Stálin, e obteve novo desenvolvimento com Mao Tsetung e a Revolução Chinesa, alcançando seu patamar mais elevado com a Revolução Cultural Proletária, devenindo-se em Marxismo-Leninismo-Maoísmo.

___________
*Karl Marx, de V. I. Lenin, Obras Escolhidas, editora Alfa Omega.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: