90 anos de José Maria Galhasi de Oliveira – Veterano combatente e pioneiro do AND

90 anos de José Maria Galhasi de Oliveira – Veterano combatente e pioneiro do AND

No último dia 14 de fevereiro o bravo companheiro José Maria completou 90 anos de seu nascimento.  O AND, com muita alegria e satisfação, registra a efeméride não só por sua longevidade, mas por ela ser prenhe de lutas em defesa dos interesses do povo brasileiro e do proletariado internacional.


Zé e sua companheira Beatriz em manifestação da Juventude Combatente, RJ

Nascido em 1926, entre as duas grandes guerras mundiais, José Maria foi testemunha e personagem dos principais embates da luta de classes em nosso país. Em sua juventude, já como aluno do Colégio Pedro II, ingressou no Partido Comunista do Brasil (P.C.B.). Na fração liderada por Mário Alves (PCBR), participou da luta em defesa do partido e contra os revisionistas. Integrou a resistência armada ao regime militar fascista, atuando em sua linha de frente e prosseguiu seu combate na prisão.

Nos cárceres do regime fascista, José Maria foi vítima das mais cruéis torturas, inclusive, de assistir sua esposa e sua filha serem torturadas na sua presença. Sua conduta firme em não passar nenhuma informação ao inimigo foi exemplar para muitos combatentes de sua época, como segue sendo aos combatentes de hoje.

Prosseguiu lutando contra todo tipo de revisionismo, reformismo e oportunismo e pelo restabelecimento do Partido Comunista em nosso país como verdadeiro partido revolucionário do proletariado.

José Maria é um dos fundadores do jornal A Nova Democracia, tendo prestado inestimável contribuição ao AND, principalmente na fase de sua implantação, graças a sua vasta rede de amizades e de ligações políticas construída em décadas de lutas, o que também contribui muito para a produção de artigos e reportagens no campo democrático-revolucionário em nosso país.

O AND sente-se profundamente honrado em poder registrar em suas páginas as congratulações de sua direção, redação e comitês de apoio pela passagem de tão significativa data ao mesmo tempo em que deseja vida longa ao José Maria.

Saudações de Nova Democracia, companheiro!

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: