93 anos da Revolução de Outubro: Quando se edificou o primeiro Estado socialista

71/14-a.jpg
71/14-a.jpg

93 anos da Revolução de Outubro: Quando se edificou o primeiro Estado socialista

Print Friendly, PDF & Email
http://jornalzo.com.br/and/wp-content/uploads/71/14-a-43c.jpg
Stalin e Lenin durante o VIII Congresso do Partido Comunista da Russia em 1919

“Aos cidadãos da Rússia!

O Governo Provisório foi deposto. O poder do Estado passou para as mãos do Comitê Militar Revolucionário, que é um órgão do Soviete de deputados operários e soldados de Petrogrado e se encontra à frente do proletariado e da guarnição de Petrogrado.

Os objetivos pelos quais o povo lutou – a proposta imediata de uma paz democrática, a supressão da propriedade da terra dos latifundiários, o controle operário sobre a produção e a criação de um Governo Soviético – estão assegurados.

Viva a revolução dos operários, soldados e camponeses!

O Comitê Militar Revolucionário do Soviete de deputados operários e soldados de Petrogrado
25 de Outubro (7 de Novembro) de 1917, 10 da manhã.”

Com essas palavras, Vladimir Ilich Lenin, chefe do proletariado russo, declarou vitoriosa a revolução, inaugurando uma época extraordinária de transformações não somente da história da Rússia, mas de todo o mundo.

“Sob o influxo direto e imediato da Revolução de Outubro, teve lugar uma série de revoluções e ações revolucionárias dos trabalhadores em vários países capitalistas: a revolução de 1918 e a criação de sovietes, na Alemanha; a revolução proletária de 1919 na Hungria; a ocupação de fábricas e usinas pelos operários, no norte da Itália, em 1920, e outras.

As salvas da Revolução de outubro trouxeram até a China o marxismo-leninismo. Ela ajudou os elementos progressistas do mundo inteiro e aos da China, também, a aplicar a doutrina proletária, para determinar o destino do próprio país e para rever seus problemas particulares. A conclusão que se chegou foi de que deveríamos avançar pelo caminho apontado pelos russos”1.

“Entre as características fundamentais dessa revolução. Sobre a qual Lenin escrevia que possui ‘valor e significação não só local, não somente russo, mas, também, internacional’, cabe destacar a direção das massas trabalhadoras por parte da classe operária, dirigida pelo partido marxista-leninista; a conquista pela classe operária do poder político; o estabelecimento da ditadura do proletariado numa ou noutra forma; a aliança da classe operária com as massas fundamentais do campesinato e com todas as outras camadas de trabalhadores; a liquidação da opressão nacional e o estabelecimento da igualdade de direitos e de amizade fraternal entre todos os povos da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas; a liquidação da propriedade capitalista e a instauração da propriedade socialista, social, dos meios de produção fundamentais; a defesa decisiva das conquistas da revolução social, contra as tentativas dos inimigos de classe internos e externos; a solidariedade dos operários de todos os países na luta pelo triunfo das ideias do socialismo e do comunismo – o internacionalismo proletário.

A Revolução de Outubro abriu e traçou o caminho real para o socialismo, para toda a humanidade. Exerceu e continua exercendo influência decisiva sobre a totalidade da marcha da história mundial.”2

___________________
1 Mao Tsetung, Sobre a Ditadura Democrática Popular

2 Trechos de História dos tempos atuais – A significação da Revolução de Outubro – G V Revunenkov, Editorial Vitória, 1961.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: