Aleixo e Peabiru: livro lançado em encontro

Aleixo e Peabiru: livro lançado em encontro

Até o fechamento desta edição de AND estava previsto para acontecer, em Barra Velha (SC), no dia 14 de novembro, o 2o Encontro Regional de Pesquisadores sobre o Caminho do Peabiru. Nele seria lançada a mais recente publicação da Editora Aimberê/A Nova Democracia, Aleixo Garcia: Algo mais sobre a saga do descobridor dos incas. A autora é a jornalista Rosana Bond, que pesquisa o assunto há quase duas décadas.

Além de palestras e debates entre vários estudiosos, no evento seria também apresentado o documentário histórico-arqueológico Redescobrindo o Itapocu, do catarinense Fábio Krawulski Nunes. O rio Itapocu, cuja foz fica em Barra Velha, foi percorrido por Aleixo Garcia em sua expedição aos Andes.

O livro de Rosana, por sua vez, traz informações inéditas ou pouco conhecidas sobre esse náufrago, que viveu entre os guaranis do litoral catarinense desde 1516 e, trilhando o milenar Caminho de Peabiru, foi o descobridor do império inca antes dos espanhóis.

“Guiado pelos guaranis, Aleixo foi o primeiro homem branco a caminhar pelo Peabiru, uma rota indígena que ligava o Atlântico ao Pacífico. Publiquei essa história em 1998 e 2004, mas nunca parei de investigar. Agora apresento os resultados. Creio que estes irão surpreender os leitores” – previu a jornalista.

O Caminho também possuía um ramal litorâneo que passava pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, conforme outra obra da pesquisadora, editada pela Aimberê/AND no ano passado.

Além da programação em Barra Velha, também estava marcado lançamento do livro (com palestra) no dia 20 de novembro, na universidade Unisul, localizada no município de Palhoça, ao lado de Florianópolis. Palhoça foi o lugar onde Aleixo Garcia viveu com os índios. As atividades de Rosana Bond ocorreriam no grande evento cultural VII UniDiversidade, que desta vez incluiria a celebração dos 50 Anos da Unisul.  

A agenda da autora prevê ainda lançamentos do livro nos seguintes locais: Unisul da cidade de Tubarão (SC), em data não definida; Restaurante Posto da Alfândega, na praia de Sambaqui, Florianópolis, em 4 de dezembro (com apresentação de peça teatral por atores da comunidade onde reside a jornalista); Universidade Federal da Integração Latinoamericana, em Foz do Iguaçu (PR), no dia 16 de dezembro.

OBS: a publicação já pode ser adquirida junto à Editora Aimberê/AND, que atenderá leitoras e leitores de todo o país pelo correio. Os contatos são: fone (21) 2256-6303; e-mail anovademocracia @ gmail. com ; e sítio de AND na internet.

As pessoas residentes em Florianópolis e região metropolitana poderão procurar a Óptica Brasil, na praia de Santo Antonio de Lisboa, fone (48) 3232-2250.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: