Após o anúncio da campanha, a direção do jornal tem acompanhado a organização e mobilização dos comitês de apoio em todo o país. Também tomamos uma série de iniciativas, como a limitação do acesso de parte do conteúdo de nossa página na internet, correspondência com os apoiadores e reuniões.
Os comitês de apoio já tem em mãos a listagem das assinaturas vencidas e organizam o trabalho para a renovação e conquista de novas assinaturas.
Recebemos críticas e sugestões para desenvolvermos novas iniciativas e ajustarmos o nosso trabalho.
O professor Carlos, de Rondônia, nos enviou por correio eletrônico a seguinte crítica:
Acompanho o AND a muito tempo, utilizo suas matérias em aulas e grupos de leitura. E nessa edição (71) fiquei muito surpreso e triste ao perceber que a maioria dos artigos dessa nova edição teve seu acesso restringido. Aqui onde moro (Rondônia) o jornal impresso só chega meses depois de lançado e por isso só o leio pela internet. É claro que com isso buscam estimular as assinaturas e aumentar a receita, mas acho que deveriam ser buscadas outras formas de aumentar a arrecadação de recursos sem restringir conteúdo tão importante. E acho também que tal mudança deveria ser feita depois que se tivesse resolvido o problema de fazer o jornal chegar mais rápido (pelo menos por aqui, quando uma edição é lançada na internet, estamos recebendo nas bancas o número anterior) e que isso fosse avisado com pelo menos algumas edições de antecedência. Fica aí a crítica.
Esta crítica nos levou a buscar novas soluções para o problema de distribuição do jornal. Os comitês de apoio já têm metas e prazos para estudarem novas formas de receberem o jornal e fazê-lo chegar mais rápido aos leitores. Os comitês de apoio também se preparam para fazer a entrega direta das assinaturas, o que contribuirá bastante para a rapidez da entrega e o contato de AND com seus apoiadores.
O apoiador Agnélio Torres postou no blog da redação:
Gostaria de manifestar meu apoio ao jornal.
Vi que houve uma mudança no site e novamente vocês estão fazendo a campanha de apoio. Alguns amigos reclamaram que agora precisa de assinatura e senha para ler o jornal na internet. Mas eles não pensam (ou não sabem mesmo, não é culpa deles) em como deve ser difícil manter um jornal atuante. O jornal precisa que comprem, assinem, apoiem de todo jeito.
Eu queria dizer que entendo (ou imagino) o gasto que vocês tem com viagens, com aluguel, com gráfica, com pessoal, e tudo isso precisa de muito apoio. Eu sei que vocês não são o jornal mais vendido do país, mas são o melhor, disso não tenho dúvida. Não tenho como apoiar com dinheiro, não tenho posses, mas tenho um carinho e um respeito muito grande por vocês.
Pode ser que algumas pessoas reclamem, mas eles entenderão a decisão de vocês.
Vou pedir ao meu filho para fazer esse pagamento de 20 reais para ler na internet e também vou continuar comprando o jornal. Aqui em São Paulo, sempre compro na banca.
Um abraço e desejo de longa vida ao jornal A Nova Democracia.
Essa mensagem do Agnélio foi uma animadora resposta à iniciativa da direção de AND de criar um plano de assinaturas exclusivo para a internet. O leitor que fizer essa assinatura, pagará R$ 20,00 e terá acesso durante um ano a todo o conteúdo de AND disponível em www.anovademocracia.com.br.
Em novembro, a direção de AND se correspondeu com todos os comitês de apoio. Corrigimos falhas, fizemos ajustes.
Em breve os leitores de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais poderão novamente adquirir o jornal em sua cidade por meio do comitê de apoio. Soubemos que os camponeses de Manga, também no Norte de Minas, assim como os do interior de Alagoas e de Pernambuco tem recebido o jornal regularmente. O sr. Orlando, da Bahia, que não faz parte de um comitê de apoio mas é um assíduo leitor e apoiador, assim como o Lauro da Paraíba, também tem recebido os jornais e os divulgado, expandindo a rede de leitores de AND nos estados do Nordeste. No Paraná, AND é lido em Foz do Iguaçu, Cascavel, Sapopema e na capital Curitiba graças ao empenho dos comitês de apoio. Em Rondônia, o jornal é lido no campo e cidade, e o comitê de Porto Velho tem se correspondido e trocado opiniões sobre como melhorar sua organização. Em Brasília, surgiu o mais novo comitê de apoio, que iniciará os trabalhos a partir da edição 72. Além dessas frentes de trabalho, os demais comitês prosseguem se organizando e alguns já divulgaram as suas metas para a campanha de finanças que vai até o dia 31 de dezembro.
Correspondências dos comitês
Belo Horizonte – MG
Depois de debatermos, fizemos o levantamento da seguinte meta para a Campanha de Assinaturas de BH e região: 33 assinaturas. Esse trabalho será realizado entre estudantes, professores, operários, organizações sindicais, renovação de assinaturas, etc.
Saudações!
São Paulo – SP
Companheiros,
Estipulamos como meta , 20 assinaturas para a campanha de finanças, em breve faremos uma nova reunião para discutir o método de trabalho e detalhar essa meta.
Saudações!
Pernambuco
Nós do comitê de apoio do campo em Pernambuco passando por modificações, tentando dar maior atenção ao trabalho com o jornal. Não temos dado a devida atenção e reconhecemos que podemos fazer muito mais, e vamos lutar para isso.
A nossa meta geral é de 10 assinaturas de R$ 200,00.
Nós do campo vamos fazer no mínimo 3!
Nós do campo vamos fazer um esforço grande para elevarmos o trabalho do jornal.
Um forte abraço!
Brasília – DF
Tivemos uma importante reunião. Lemos e debatemos todas as orientações da direção do jornal para a organização do comitê de apoio e da campanha de finanças. Discutimos nosso cronograma de trabalho e adotaremos a proposta de estabelecer tarefas e metas para cada semana do mês.
Segue um breve resumo do que definimos:
- Recolher indicação de nomes para novas assinaturas;
- Brigadas de agitação e propaganda na rodoviária do plano piloto e Praça da torre de TV;
- Distribuição da edição nº 72 logo que nos seja entregue;
- Reunir endereço das bancas onde será vendido o jornal para que conste na página de AND na internet;
- Reunião para balanço do trabalho em Novembro/Dezembro e confecção do relatório até o dia 15/12.
A direção de AND chama todos os comitês de apoio, apoiadores, colaboradores e cada leitor do jornal para se somarem à nossa campanha para atingirmos cem novas assinaturas de apoio até o dia 31 de dezembro!
Nos colocamos à inteira disposição para debater e auxiliar nesse trabalho.
Saudações a todos e bom trabalho!