Camponeses tomam o latifúndio Guairiaca em Londrina
|
A falência da "reforma agrária" de Luiz Inácio e as direções oportunistas governistas do MST e seus satélites reformistas não são capazes de conter durante todo o tempo o ímpeto das massas camponesas e sua luta secular contra o latifúndio. Centenas de trabalhadores, mesmo ainda empunhando as bandeiras dessas organizações oportunistas, agem na maioria das vezes contra a sua orientação, tomando as terras do latifúndio.
No dia 24 de fevereiro último, mais de cem camponeses tomaram o latifúndio Guairiaca, no distrito de Lerroville, região sul de Londrina – PR.
No período que compreende a última semana de fevereiro, outras noventa famílias camponesas tomaram o latifúndio Pininga, também no sul do Paraná. Esta área já havia sido tomada pelos camponeses no final dos anos de 1990, porém havia sido violentamente retomada pelo latifúndio com auxílio de forte aparato policial.
No norte do estado do Paraná, cerca de 70 famílias tomaram o latifúndio Porta do Céu, em Porecatu, terras onde foram travados combates históricos nos anos 50 na luta armada de camponeses dirigida pelo então revolucionário Partido Comunista do Brasil – P.C.B.