Reunião do Conselho editorial e Seminário da redação de AND
Os desafios e metas da imprensa democrática e popular
Nos dias 27 e 28 de maio A Nova Democracia realizou duas importantes reuniões.
No primeiro dia, reuniu-se o Conselho Editorial do jornal.
Esta importante reunião, que tem ocorrido anualmente, debateu a situação política nacional e internacional, realizou o balanço do último ano de trabalho, o funcionamento do próprio conselho e a produção do jornal.
A reunião do Conselho Editorial de AND foi realizada em homenagem a Manoel Coelho Raposo, membro do conselho, inabalável entusiasta do jornal, falecido em novembro de 2009. Manoel Coelho Raposo empreendeu a maior atividade cultural de caráter permanente do nordeste brasileiro, a Feira do Livro, que divulgou a literatura popular e revolucionária durante quarenta longos anos desde Fortaleza-CE.
Os membros do conselho avaliaram as iniciativas empreendidas no último ano, como a campanha nacional de finanças e apoio à imprensa democrática, o estabelecimento da tiragem mensal do jornal, a melhoria da qualidade do material impresso e o crescimento do número de visitas na página da internet e da atividade com o blog da redação.
O balanço dos conselheiros foi convergente: AND tem trilhado um caminho correto ao longo de quase nove anos de atividade e luta, tem adquirido experiência e tem sabido enfrentar com combatividade e entusiasmo as dificuldades que têm se apresentado, conseguiu avançar em sua qualidade tanto gráfica quanto editorial, tudo isso seguindo criteriosamente a sua linha editorial, sem se desgarrar de seus princípios, esforçando-se por cumprir a tarefa de informar o povo brasileiro sobre sua luta e os caminhos para fortalecê-la.
Encerrada a exitosa reunião do Conselho Editorial, foi realizado um seminário da redação de AND.
O seminário, preparado pela direção do jornal, contou também com a presença dos conselheiros e convidados.
Um membro do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos – Cebraspo fez uma exposição sobre a situação política nacional e internacional e a atuação do Centro em sua luta pelo "direito dos povos lutarem por seus direitos". Após o debate sobre este tema, Rosana Bond, jornalista responsável de AND e Hugo R C Souza, membro do conselho e jornalista colaborador de AND fizeram apontamentos sobre diversos aspectos do trabalho de redação, revisão, ilustração, diagramação entre outros elementos da produção do jornal. Todos os envolvidos com a produção do jornal debateram estes aspectos, apresentaram sugestões e críticas para o avançar com o trabalho de redação do jornal.
O seminário foi marcado pelo amadurecimento do corpo de redação de AND.
O balanço da direção do jornal sobre estes dois eventos é extremamente positivo. Novas metas e desafios surgidos durante os debates já são matéria de debates e planos de AND e servem de incentivo para todos nos alçarmos com mais decisão e ânimo em nosso trabalho como órgão da imprensa popular e democrática em nosso país.
Carta
Continuem assim
Olá, quero fazer um elogio ao jornal "A Nova Democracia", comprei o exemplar desse mês (66), e gostei muito do conteúdo, sobretudo do economista Adriano Benayon, tive a oportunidade de ler o livro publicado por ele chamado Globalização vs Desenvolvimento, e recomendo a todos que leiam porque esclarece tudo sobre IDE, entre outras modalidades da economia mundial e seus reflexos, a equipe está de parabéns e eu como jornalista, fico muito contente em saber que existem jornais independentes, sem qualquer ligação com o governo e as oligarquias, continuem assim.
Atenciosamente
Denis Regis Lyra
por correio eletrônico