Cemitérios clandestinos na Guatemala

Cemitérios clandestinos na Guatemala

Encontrados corpos de vítimas de Efraín Rios Montt na Guatemala

Quatro cemitérios clandestinos foram encontrados no estado de El Quiché, Guatemala, nos quais, após exumação, foram reconhecidas vítimas dos massacres cometidos pelo exército no marco da luta contrainsurgente no período do governo do general Efraín Ríos Montt.

As exumações foram feitas pela Fundação de Antropologia Forense da Guatemala/FAFG entre os dias 22 de setembro e 22 de outubro passado, nas comunidades de Cucabaj, Chuacamán 4º, Pacajá e Pasojoc. Foram resgatadas 37 ossadas de homens, mulheres e crianças.

As exumações apresentaram provas indiscutíveis da brutalidade com que o exército atuou contra a população pobre da Guatemala, o que permitirá às famílias tomar as medidas jurídicas para a punição dos covardes assassinos.

Durante a guerra civil na Guatemala, que durou 35 anos, mais de 200 mil pessoas foram assassinadas e segundo investigações, 98% dos assassinatos foram cometidos por ordem do governo. E desde o fim da guerra, em 1996, milhares de assassinatos continuam ocorrendo por ano.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: