Datas memoráveis do proletariado

Datas memoráveis do proletariado

18 de dezembro de 1878 – Nasce Josef Stalin, grande dirigente e guia da construção da sociedade socialista soviética e principal dirigente da luta dos povos soviéticos na Grande Guerra Patriótica que derrotou a besta nazifascista.

Foi o camarada Stalin quem dirigiu o Exército Vermelho e o lendário combate que terminou com a vitória cabal da URSS contra as hordas nazifascistas de Hitler em 9 de maio de 1945. Ademais, o camarada Stalin cumpriu o papel fundamental de sintetizar o leninismo e reconhecê-lo como uma nova e superior etapa do marxismo, o marxismo-leninismo.

 26 de dezembro de 1893 – Nasce o grande guia da revolução proletária mundial, o Presidente Mao Tsetung. Sob a sua direção pessoal ocorreram dois dos três grandes marcos da revolução proletária mundial: a Revolução Chinesa (1949) e a Grande Revolução Cultural Proletária (1966).

Sua forja como comunista e chefatura da Revolução Chinesa está nos 22 anos de luta armada até o triunfo da revolução no país, passando por peripécias e epopeias como a Longa Marcha e a vitória sobre o temido Exército japonês fascista.

O Presidente Mao foi também o principal expoente nas duras lutas contra o revisionismo contemporâneo de Kruschov e de camarilhas incrustadas no seio do Partido e do Estado chinês. A partir de seu magistral manejo da dialética e sua aplicação criadora do marxismo-leninismo à realidade chinesa, o Presidente Mao contribuiu com inestimáveis aportes para a revolução proletária mundial, desenvolvendo cada uma das três partes constituintes do marxismo: a filosofia marxista, a economia política e o socialismo científico.

O pensamento Mao Tsetung constituiu-se, portanto, em uma nova, terceira e superior etapa da ideologia do proletariado: o marxismo-leninismo-maoismo, sintetizado pelo Presidente Gonzalo – chefe da Revolução Peruana.

3 de dezembro de 1934 – Nasce Abimael Guzman Reynoso, o Presidente Gonzalo, maior marxista-leninista-maoista vivo na face da terra, chefatura do Partido Comunista do Peru (PCP) e da Revolução Peruana.

Antes professor universitário, o Presidente Gonzalo decide, em meados de 1965, dedicar-se exclusivamente ao Partido na clandestinidade e a desenvolver a fração vermelha marxista-leninista-pensamento mao tsetung que leva adiante a reconstituição do Partido, culminada no fim de 1979. Em 17 de maio de 1980, sob a sua direção, é desatada a guerra popular no Peru. Em 1992, o Presidente Gonzalo e parte do Comitê Central do PCP é detido, causando um revés ao processo revolucionário que, segundo a própria chefatura no famoso “discurso do cárcere”, deveria continuar desenvolvendo a Guerra Popular.

Foi no processo da guerra popular no Peru que o maoismo foi sintetizado como terceira, nova e superior etapa do marxismo. Além de sintetizar o maoismo, o Presidente Gonzalo legou aportes de validez universal para a revolução proletária mundial, tais como a necessidade da militarização do partido comunista e da construção concêntrica dos três instrumentos e a tese da necessidade da chefatura e do pensamento-guia na revolução de cada país.

O dia 3 de dezembro é também o Dia do Exército Guerrilheiro Popular (EGP). Foi nesta data, em 1979, durante a I Conferência Nacional dirigida pessoalmente pelo Presidente Gonzalo, que foram estabelecidos os pilares, estratégia e a tática, além da própria fundação do EGP.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: