Datas memoráveis do proletariado internacional

76/14b.jpg
76/14b.jpg

Datas memoráveis do proletariado internacional

Print Friendly, PDF & Email

21 de abril
222 anos da Conjuração Mineira

http://jornalzo.com.br/and/wp-content/uploads/76/14b-9f9.jpgNeste 21 de abril completaram-se 222 anos da heroica Conjuração Mineira de 1789. A Conjuração Mineira foi um movimento de caráter popular-revolucionário com o propósito de libertar o Brasil do jugo colonial. 

A Conjuração Mineira foi uma das primeiras elaborações autênticas do pensamento e da ação do povo brasileiro que fica expresso no Programa de Governo elaborado pelos conjurados de 1789 que propunha a independência nacional; liberdade para o povo se instruir e divulgar suas ideias, produzir e comercializar segundo suas necessidades; o estabelecimento de uma República Federativa; o fim da opressão e a passagem às mãos do Estado dos postos de mando da economia nacional; o desenvolvimento do progresso e da cultura, a industrialização do país e a educação do povo; o direito da população se armar e defender seu país, além de garantias econômicas e sociais, como o direito a toda mulher que tivesse um filho receber um prêmio do Estado, por causa da baixa densidade populacional.

Os escravos seriam libertados para que engrossassem a revolução. Todos os cartórios seriam queimados. Todas as terras e dinheiro da coroa portuguesa seriam confiscados e colocados a serviço do desenvolvimento nacional. Era fatal o cancelamento da enorme dívida que Portugal insistia em cobrar através da derrama.

Raivosa e sanguinária reação foi desencadeada sobre o nascente movimento e seus líderes. O mais destacado líder conjurado, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi condenado à morte na forca seguida do esquartejamento de seu corpo. Heroica e honradamente, ele assumiu a responsabilidade principal por todo o plano de rebelião, comportando-se com notável bravura até a execução de sua sentença, em 21 de abril de 1792. Desafiando seus carrascos, ciente do inevitável triunfo do povo sobre a opressão, antes de morrer Tiradentes declarou: “Dez vidas eu tivesse, dez vidas eu daria”.


9 de abril
141º aniversário do nascimento de Vladmir Ilitch Ulianov – Lenin

http://jornalzo.com.br/and/wp-content/uploads/76/14c-a2f.jpg
Lênin com os camponeses, da pintora Ucraniana Evdokiya G Usikova – 1959

“Lenin multiplicou a riqueza ideológica do marxismo apoiando-se na experiência da nova época. Lenin desenvolveu o marxismo, elevando-o a um grau mais alto, superior.

Ele é o criador do leninismo. Stalin deu uma definição clássica do leninismo: ‘o leninismo é o marxismo da época do imperialismo e da revolução proletária. Mais exatamente: o leninismo é a teoria e a tática da revolução proletária em geral, a teoria e a tática da ditadura do proletariado em particular’. Stalin mostrou a unidade e a continuidade existente entre a doutrina de Marx e a de Lenin. E destacou, genialmente, a contribuição pessoal de Lenin ao tesouro ideológico do marxismo.

A doutrina de Lenin é um farol que ilumina o caminho da luta vitoriosa dos trabalhadores por sua libertação. As ideias de Lenin, ao penetrarem nas massas, tornaram-se uma força irresistível para a transformação da sociedade de acordo com os princípios do socialismo.”

Vladimir Ilitch Lenin (sua vida e obra), Editorial Vitória, 1955.


As batalhas da Vila Corumbiara e Vila Bandeira Vermelha

http://jornalzo.com.br/and/wp-content/uploads/76/14d-10d.jpg
Assembléia popular na Vila Bandeira Vermelha em abril de 1999

Belo Horizonte, março de 1996:

Dezenas de famílias trabalhadoras sem-casa, organizadas pelo movimento de Luta Popular pela Moradia – LPM, tomaram um terreno no bairro Barreiro. Organizadas, as famílias construíram seus barracos, o trabalho coletivo na cozinha, creche, saneamento, segurança. Assim surgiu a valente Vila Corumbiara, nome dado em homenagem à resistência camponesa de Santa Elina, ocorrida em agosto de 1995 em Corumbiara, Rondônia. As famílias resistiram ao cerco policial ordenado pela prefeitura do PT e através da luta combativa conquistaram o direito à moradia. Ao longo de 15 anos de lutas, os moradores da Vila Corumbiara conquistaram benfeitorias, a urbanização do bairro e o reconhecimento da vitória de sua luta. Ano após ano, os moradores e suas organizações combativas celebram a luta de 1996, educando as novas gerações no princípio de que somente através da luta o povo conquistará os seus direitos.

Betim, abril de 1999:

Dentre as principais batalhas pela moradia em centros urbanos ocorridas em nosso país nos últimos anos, destaca-se a heroica resistência da Vila Bandeira Vermelha. Duzentas famílias tomaram um terreno abandonado durante anos pela prefeitura de Betim – região metropolitana de Belo Horizonte – e impuseram brava resistência à tentativa de despejo violento desencadeado por tropas da polícia militar a mando do então prefeito Jésus Lima – PT.

Mais de 600 policiais fortemente armados, apoiados por helicópteros, cães e tratores, cercaram o terreno ocupado pelas famílias. Um banho de sangue foi preparado pela prefeitura e só não foi efetivado devido à resistência imposta pelas famílias que fizeram frente aos tiros, às bombas e ao trator que investia contra os barracos. Os operários Elder Gonçalves de Souza e Erionides Anastácio dos Santos foram assassinados a tiros pela tropa da polícia militar no dia 26 de abril de 1999.

As mulheres do acampamento se perfilaram rente à cerca e gritavam palavras de ordem mostrando roupas banhadas de sangue. Mas a resistência popular venceu a truculência policial.

A Vila Bandeira Vermelha honrou o sangue derramado por seus filhos e hoje também é um bairro urbanizado em Betim.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: