Nenhum dos candidatos com chance (lembram-se?) propôs um mínimo que chegasse a R$ 1.000,00, se tanto. Ainda que fugindo do assunto, sequer um único dos presidenciáveis associados, do primeiro ou do segundo turno poderia, até por conveniência, ter aproximado seus cálculos do Dieese, por exemplo, a quem tanto esquerda e falsa esquerda recorreram no passado para contestar o arrocho. Problema: o Dieese fala de um mínimo de R$ 1.357,00 para satisfazer às necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte, tal qual conceitos e métodos de quem o concebeu; nada menos que o Estado Novo. O Imperialismo e seus associados internos acham pouco o fascismo tradicional e criaram um mais sofisticado, em 1964, cuja doutrina impõe ao trabalhador um salário cada vez menor.
Se é necessário "algum tempo para elevar o mínimo", como explicar tempo e valorização do trabalho, sem um programa de emancipação das classes hoje oprimidas e de independência nacional?
Atrair capitais, fixar taxas de câmbio favoráveis; "necessário exportar", subsidiar exportações, agregar valor, gerar competitividade, garantir controle de qualidade, além de tanta e imaculada "ingenuidade" por parte dos que, parece, se recolhem à posição fetal quando ensaiam suas tramas contra o povo brasileiro.
Quase dez anos de entreguismo e explicações em tom professoral. O país em ruínas, enxurradas de acordos lesivos aos interesses nacionais, enquanto que as únicas medidas acauteladoras que se manifestam são as que visam preservar a impunidade dos technopolls e perpetuar a dos grande grupos estrangeiros.
Quem (o PT, claro!) no início da campanha presidencial denunciava o foro privilegiado para ex-presidentes, muda bruscamente de posição e pede agora que os aliados retirem suas assinaturas apostas ao foro. Já a lei da mordaça conseguiu passar pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, "de forma quase clandestina", avisa Marcelo Beraba, no Folha de São Paulo, em 6 de dezembro, em razão das mesmas providências. Assim, juízes, integrantes do Ministério Público e autoridades policiais não podem fornecer informações sobre ações em andamento. Sem problemas.
O planejamento do Brasil encontra-se nas mãos de um conglomerado estrangeiro… com Kissinger por perto, caso não baste os desastrados e entreguistas da casa. Vai ser diferente agora? Pode ser diferente?
A saúde mental parece não fazer parte do programa oficial de saúde. Tampouco a orgânica, porque no programa oficial de saúde o objeto é o lucro, não a estabilidade mental e orgânica. Mas, a mercadoria trabalhador é muito ignorante e disso não entende também. Assim, reluta em não morrer de fome. Luta no campo, na cidade. Enfrenta o opressor em batalhas campais, a exemplo dos camelôs; outros não se admitem desabrigados e descrevem essa lógica nos primeiros dias, como em Osasco, ou a apresentam inteira, completa, verdadeira, prova cabal do que é capaz o povo, como demonstrou a gente de Bandeira Vermelha, ou como tende a mostrar os de Serra Pelada, os de Pontal, os estudantes de Alcântara que não admitem os ianques na Base,
Num país dado, há sempre ditadura e democracia. Ditadura e democracia para quem — é a questão. Porém, onde o povo luta, há sempre uma democracia sendo construída.
Na década de 20, as moças da "classe média", ousadas, desobedeciam às tradições e andavam sozinhas pelo comércio, ressaltam orgulhosas as que compõe certas entidades de mulheres. Mas as operárias e as comerciarias chegavam ali mais cedo e desenvolviam atividades para que houvesse comércio.Thereza tinha dinheiro, e até avião, mas também coragem, tanto quanto a amiga que jurou defendê-la muitos anos depois.
Há um programa de rádio que fala do Brasil, outro mais, lá em São Paulo que canta o Brasil, vários ameaçam fazer o mesmo.
São inigualáveis os artistas que se preocupam de forma sincera com a vida das massas, que adotam uma atitude capaz de levar à sua gente as melhores informações e de perseguir uma política de cultura verdadeiramente brasileira. Como são grandes os nossos artistas, os que buscam popularizar as melhores informações e que também se esforçam para elevar o nível de conhecimentos do povo!!