Falece o grande José Maria Galhasi

No dia 24 de agosto, em São Paulo, faleceu José Maria Galhasi, um grande combatente revolucionário, figura inapagável do movimento comunista brasileiro e ferrenho internacionalista.
José Maria Galhasi
José Maria Galhasi

Falece o grande José Maria Galhasi

No dia 24 de agosto, em São Paulo, faleceu José Maria Galhasi, um grande combatente revolucionário, figura inapagável do movimento comunista brasileiro e ferrenho internacionalista.
Print Friendly, PDF & Email

No dia 24 de agosto, em São Paulo, faleceu José Maria Galhasi, um grande combatente revolucionário, figura inapagável do movimento comunista brasileiro e ferrenho internacionalista. Aos 96 anos, a causa foi morte natural, já que sua saúde estava debilitada por mais de oito décadas de combates e heróicas lutas a serviço do proletariado revolucionário.

José Maria é um dos veteranos fundadores do AND, permanente e incansável entusiasta. Ele foi militante do P.C.B. de 1944 a 1968, quando, em pleno regime militar, rompeu com o revisionismo de Prestes para unir-se à fração PC-BR. Participou da luta armada de resistência. Foi preso e torturado durante 120 dias no Doi-Codi, por agentes do regime militar, que também seviciaram sua esposa e filha, na sua frente. Resistiu, nunca entregou nada e nem ninguém à polícia. Na década de 1980, se une ao PT, por crer que poderia contribuir para torná-lo um partido revolucionário, mas se desilude e rompe. Como ele dizia sempre, o oportunismo do PT no governo já estava anunciado desde sua fundação. Nos anos 1990, José Maria encontra tantos outros veteranos militantes comunistas, e se dedica à luta por restabelecer o partido revolucionário do proletariado, assume o marxismo-leninismo-maoismo e os aportes de validez universal do Presidente Gonzalo, e tornou-se ativo defensor da guerra popular. Leia, no Portal de AND, uma matéria completa sobre sua vida.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: