Faleceu Walter Alfaiate: artesão do samba ‘sob medida’

Faleceu Walter Alfaiate: artesão do samba ‘sob medida’

No último dia 27 de fevereiro, após dois meses de internação, faleceu o grande sambista Walter Alfaiate. Ele não resistiu às complicações de um enfisema pulmonar.

Com 79 anos de idade e mais de 50 anos de brilhante carreira, Walter Alfaiate compôs mais de 200 sambas. Walter, que exerceu o ofício de alfaiate desde os 13 anos de idade, que começou sua carreira de sambista compondo para blocos de carnaval cariocas e participando de rodas de samba, se tornou um dos grandes expoentes da cultura popular do Rio e do Brasil.

Em seu funeral no dia 28, estiveram presentes seus parceiros, amigos e admiradores, que recordaram seus sambas cantados em coro. Repousavam sobre seu caixão as bandeiras da Portela, da escola Foliões de Botafogo e de seu time do coração, além do tradicional chapéu panamá. Seu corpo foi sepultado no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

A Nova Democracia, bem como o povo amante do bom samba, lamentam profundamente a partida deste expoente da música popular brasileira.

Walter Alfaiate: sambista por vocação, alfaiate por profissão, botafoguense de coração, portelense por devoção.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: