Filipinas: ações da guerra popular

Filipinas: ações da guerra popular

Em todo mês de junho, o Novo Exército do Povo (NEP), dirigido pelo Partido Comunista das Filipinas, realizou ações contra alvos dos aparatos repressivos do velho Estado.

Nos dias 20 e 22 de junho ocorreram as ações mais contundentes.

Em 20 de junho, às 5h30, os combatentes do NEP acionaram explosivos contra o 25º Batalhão de Infantaria aniquilando dois soldados e ferindo um gravemente. Neste mesmo dia, a mesma unidade de infantaria foi atacada às 9h45 e mais dois soldados ficaram feridos.

Dois dias depois, o NEP realizou uma ação contra o 72º Batalhão de Infantaria do exército. Explosivos foram detonados aniquilando um soldado e deixando outros três feridos na localidade de San Isidro. Mais tarde outros cinco soldados foram aniquilados e quatro ficaram feridos em nova ação contra o 46º Batalhão de Infantaria em Laak. Na primeira ação do dia 22, o combatente do NEP, KaJackjack, caiu em combate.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: