Incas e Caminho de Peabirú: relações surpreendentes

https://anovademocracia.com.br/97/08a.jpg

Incas e Caminho de Peabirú: relações surpreendentes

http://jornalzo.com.br/and/wp-content/uploads/https://anovademocracia.com.br/97/08a.jpgA editora Aimberê/AND e a autora Rosana Bond acabam de confirmar, para outubro, a publicação do segundo volume de História do Caminho de Peabiru – Descobertas e segredos da rota indígena que ligava o Atlântico ao Pacífico.

O novo livro mostra os vínculos da civilização inca com o Caminho, que, segundo Rosana, “foram muito maiores do que se imagina”.

A obra traz uma série de informações pouco conhecidas no Brasil, “que devem surpreender os leitores”, prevê. Uma delas refere-se à decisão do império de Cusco de usar o Peabiru para penetrar cada vez mais no lado de cá do continente, no rumo do sul brasileiro. Visava chegar ao oceano Atlântico, onde nasce o Sol, que era seu deus maior.

Se falamos disso com tanta certeza é porque existem indícios sólidos. Não é uma hipótese vazia — diz a escritora.

Rosana informa que, quando os invasores espanhóis e portugueses chegaram, nos anos 1500, os incas já tinham avançado, via Peabiru, até os estados do MT e MS. Ali instalaram núcleos com funções diversas, “coisa que é pouquíssimo divulgada e muitas vezes posta em dúvida por estudiosos nacionais”. Porém, conforme a autora, “as provas disso existem e elas apontam inclusive onde tais núcleos se localizavam”.

Outro destaque na obra é a questão das “emendas” do Peabiru brasileiro com as estradas incaicas. Pela primeira vez essas junções dos caminhos, há muito tempo mencionadas no Brasil (mas sem comprovações), são devidamente identificadas e localizadas. A autora fez uma viagem à Bolívia para pesquisar o assunto, em 2010, e conta em detalhes da reveladora descoberta.

O novo livro está sendo esperado desde 2009, quando foi editado o primeiro volume. “A culpa pelo atraso foi totalmente minha”, admite Rosana. “Resolvi aprofundar alguns itens e perdi o prazo.”

Com vários mapas, fotos e uma bibliografia com mais de 300 fontes (incluindo testemunhos incas do século 16 e documentos raros), o Volume 2 não esgota o conteúdo sobre o Peabiru. A autora prevê que mais dois livros serão necessários.

Uma festa de lançamento, com atrações artísticas, está marcada para 31 de outubro. Ocorrerá no restaurante Posto da Alfândega, praia de Sambaqui, em Florianópolis (SC), a partir das 19 horas. Nos dias seguintes, 1 e 2 de novembro, na praia da Pinheira (município de Palhoça, a cerca de 30 km da capital) estão previstas palestra e caminhada num trecho do Peabiru.

As pessoas e instituições que têm manifestado interesse na obra (escolas de ensino médio, bibliotecas, museus, universidades, cursinhos pré-vestibular, ONGs, etc) podem confirmar suas encomendas desde já, através dos seguintes contatos:  

Editora Aimberê

E-mail: [email protected]
Site: www.anovademocracia.com.br
Blog: anovademocracia.com.br/blog
Fones: (21) 2256-6303 e 2547-9385
Endereço: Rua Gal. Almério de Moura, 302, 4o andar – São Cristóvão – Rio de Janeiro/RJ – CEP 20.921-060.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: