IV Seminário sobre capitalismo burocrático

https://anovademocracia.com.br/97/03b.jpg

IV Seminário sobre capitalismo burocrático

http://jornalzo.com.br/and/wp-content/uploads/https://anovademocracia.com.br/97/03b.jpg

Entre os dias 24 e 29 de setembro, realizou-se em Recife (PE) e Maceió (AL), o IV Seminário sobre capitalismo burocrático. O tema do IV Seminário foi ‘Capitalismo burocrático na explicação do subdesenvolvimento e atraso social: Brasil e Índia – A economia semifeudal indiana e as atuais mudanças na vida da população camponesa’.

Promovido por docentes das universidades da UFAL, UPE, UFF, UFRJ e UFPE, o seminário contou com a presença de professores, pesquisadores e estudantes de diversas regiões do país.

Atividades como um minicurso ministrado pelas professoras Nazira Correia Camely (UFF) e Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi (UFRJ) e a conferência apresentada pelo catedrático indiano Dr. Amit Batacharyya da Universidade de Calcutá fizeram parte da programação. As atividades se dividiram da seguinte forma: dos dias 24 a 27, o seminário ocorreu na Universidade Federal de Pernambuco. No dia 28, na Universidade Federal de Alagoas e, finalmente, no dia 29, foi realizado um trabalho de campo em Catende – PE, onde professores e estudantes puderam ter contato direto com a luta desenvolvida pela Liga dos Camponeses Pobres (LCP) do Nordeste.

Além de temas atuais pertinentes à realidade brasileira, indiana e global, foram debatidas as possibilidades e perspectivas da revolução de nova democracia no Brasil.

Pesquisadores e estudantes de geografia, história, pedagogia, artes cênicas, serviço social, arqueologia e ciências sociais provenientes de Rondônia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas e Ceará apresentaram as diversas pesquisas nas áreas de ciências humanas, sociais e ciências da saúde que aplicam as teses de capitalismo burocrático na realidade brasileira. Uma delegação de representantes da LCP do Nordeste também participou do evento.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: