Entre os dias 24 e 29 de setembro, realizou-se em Recife (PE) e Maceió (AL), o IV Seminário sobre capitalismo burocrático. O tema do IV Seminário foi ‘Capitalismo burocrático na explicação do subdesenvolvimento e atraso social: Brasil e Índia – A economia semifeudal indiana e as atuais mudanças na vida da população camponesa’.
Promovido por docentes das universidades da UFAL, UPE, UFF, UFRJ e UFPE, o seminário contou com a presença de professores, pesquisadores e estudantes de diversas regiões do país.
Atividades como um minicurso ministrado pelas professoras Nazira Correia Camely (UFF) e Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi (UFRJ) e a conferência apresentada pelo catedrático indiano Dr. Amit Batacharyya da Universidade de Calcutá fizeram parte da programação. As atividades se dividiram da seguinte forma: dos dias 24 a 27, o seminário ocorreu na Universidade Federal de Pernambuco. No dia 28, na Universidade Federal de Alagoas e, finalmente, no dia 29, foi realizado um trabalho de campo em Catende – PE, onde professores e estudantes puderam ter contato direto com a luta desenvolvida pela Liga dos Camponeses Pobres (LCP) do Nordeste.
Além de temas atuais pertinentes à realidade brasileira, indiana e global, foram debatidas as possibilidades e perspectivas da revolução de nova democracia no Brasil.
Pesquisadores e estudantes de geografia, história, pedagogia, artes cênicas, serviço social, arqueologia e ciências sociais provenientes de Rondônia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas e Ceará apresentaram as diversas pesquisas nas áreas de ciências humanas, sociais e ciências da saúde que aplicam as teses de capitalismo burocrático na realidade brasileira. Uma delegação de representantes da LCP do Nordeste também participou do evento.