Afeganistão
Resistência aniquila três militares britânicos
Três militares invasores britânicos da Otan, componentes da Força de Assistência à Segurança no Afeganistão – Isaf – foram aniquilados no dia 1° de julho, após o ataque de um homem armado ao posto de controle da província de Helmand, no sul do país. O homem que realizou o ataque vestia o uniforme da polícia afegã em Gereshk, Helmand.
Muitos ataques contra as forças invasoras são realizados por membros da resistência que se infiltram na polícia ou vestem uniformes oficiais para confundir e atacar o inimigo.
Baixas na Otan e nas forças mercenárias
Em 8 de julho um ataque com explosivos no leste do Afeganistão aniquilou outros seis integrantes da Otan, segundo fontes das próprias forças invasoras.
O comando das tropas informou que a explosão foi causada por um dispositivo improvisado. Além dos seis soldados, ocorreram cinco baixas entre os agentes da polícia mercenária afegã e dois entre os invasores da Otan no sul do país.
Segundo a Associated Press, com essas ações subiu para mais de 225 o número de soldados invasores aniquilados pela resistência somente em 2012.
Paquistão
Novo ataque assassino de drone
No dia 6 de julho, mísseis disparados por um drone (avião não tripulado) ianque assassinaram quatro pessoas no Paquistão, próximo à fronteira com o Afeganistão. Outras seis pessoas ficaram gravemente feridas em mais esse ataque genocida ocorrido próximo a Miranshah, principal cidade da região tribal do Waziristão do Norte.
Curdistão
Guerrilheiros do PKK tombam em combate
Segundo informações da agência Anadolu, cinco combatentes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão – PKK, que dirige a luta de libertação do povo curdo contra o velho Estado da Turquia, tombaram em combate contra o exército reacionário turco na madrugada de 11 de julho. Três dos guerrilheiros mortos eram mulheres.
O PKK desencadeou a luta armada de libertação em meados de 1980. Estima-se que haja, hoje, cerca de 12 milhões de curdos na Turquia.