Os camponeses do Acampamento Nova Cachoeirinha exigiram a regularização das terras que ocupam desde o dia 3 de agosto em reunião com representantes de órgão dos velho Estado.
Camponeses celebram 100 anos da Revolução Russa
Na reunião, ocorrida em Belo Horizonte no dia 02/10, na Cidade Administrativa (sede do gerenciamento estadual de Minas Gerais), os trabalhadores exigiram a ação discriminatória das terras, que consiste em verificar se a terra é privada ou pública.
Os camponeses denunciaram os ataques de pistoleiros a serviço da fazenda Vera Cruz, do pretenso proprietário Manoel Patrício, e a omissão da PM, que se recusou a fazer boletim de ocorrência.
O Secretário de Estado do Desenvolvimento Agrário (Seda), Neivaldo de Lima Virgílio, segundo panfleto divulgado pela LCP do Norte de Minas e Sul da Bahia, “encarregou seu Adjunto [Alexandre de Lima Chumbinho], que estava na reunião, para tomar todas as providências, em caráter de urgência, para entrar com a ação discriminatória, pegar a terra devoluta de volta para o Estado, e assentar os camponeses. E concordou que nenhuma medida de força seja tomada enquanto não se esgotarem as alternativas jurídicas”.
Em decisão tomada em 29/08, em Brasília (DF), a Ouvidoria Agrária Nacional solicitou a suspensão do mandado de reintegração de posse para a fazenda Vera Cruz, expedido pelo Juízo da Comarca de Verdelândia.
Três anos do assassinato de Cleomar Rodrigues
Na mesma reunião do dia 02/10, os camponeses reivindicaram a imediata desapropriação das fazendas Pedras de São João, Pedras de Maria e São Pedro Agropecuária, situadas no município de Pedras de Maria da Cruz. Na luta por estas terras, o dirigente camponês e coordenador político da LCP do Norte de Minas e Sul da Bahia, Cleomar Rodrigues, foi assassinado pelo latifúndio em 22 de outubro de 2014. Em outubro deste ano se completaram três anos de impunidade deste hediondo crime, do qual mandantes e executores (pistoleiros e policiais) saíram impunes.
Ao contrário de paralisar a luta pela terra, o assassinato de Cleomar Rodrigues instigou as massas camponesas a avançarem na tomada de todas as terras do latifúndio. No dia 14 de janeiro de 2016, dezenas de famílias camponesas, levantando a bandeira da Revolução Agrária reocuparam as terras da Fazenda Pedras de São João, no mesmo município. Das terras tomadas do latifúndio, onde o sangue de Cleomar foi derramado, conformou-se a Área Revolucionária Cleomar Rodrigues, um exemplo de combatividade, resistência e persistência das massas camponesas.
Celebração da Revolução Socialista
O Acampamento Nova Cachoeirinha, organizado pela Liga dos Camponeses Pobres do Norte de Minas e Sul da Bahia, realizou no dia 01/10 a primeira Escola Popular em homenagem ao centenário da Grande Revolução Socialista de Outubro de 1917, ocorrida na Rússia.
Homens e mulheres, jovens e idosos, elaboraram um mural com uma linha histórica dos principais acontecimentos do processo revolucionário na Rússia. A série de artigos sobre o centenário da Grande Revolução Socialista de Outubro publicados nas páginas de AND desde a edição 184 foi utilizada durante a atividade.
Os camponeses já iniciaram o preparo da terra para o plantio de alimentos. No dia da Escola Popular, a ocorrência de chuva após um longo período de seca animou mais ainda os camponeses a persistirem na luta.