A música regional, raiz e caipira, representa a voz dos sujeitos que vivem nas mais distantes regiões do interior deste país e não tem espaço para expor suas angústias. Através da música regional brasileira, resistem ao tempo e identificam suas situações através de poesias e letras musicais, melodias e canções. As classes dominantes brasileiras e a pequena burguesia, principalmente a urbana, não percebem o quanto a música faz parte da vida do povo brasileiro. A música sempre foi difundida como atividade erudita do homem livre da cidade, como atividade cultural de algumas pessoas dotadas de inteligência especial. Essa compreensão afastou muitas pessoas dos instrumentos musicais e inibiu a possibilidade da produção de letras que expressam a realidade social. Mas felizmente o trabalhador brasileiro ignorou a posição dos eruditos e transformou o Brasil num país mais rico em matéria de produção musical.
A música regional brasileira, além das inspirações das fontes rítmicas, afro, indígena e europeia, também expressa o sentimento dessa diversidade cultural que se espalhou pelo território brasileiro, improvisando instrumentos e musicando a própria realidade. Através da música é possível perceber a concepção de classe, de ser humano e de justiça social. A própria Ordem dos Músicos do Brasil tem uma visão de elite porque aceita o músico popular, o músico prático, aquele que não estudou música, como associado e pagante de mensalidades, mas não aceita que o mesmo concorra para direção da ordem.
Mas o que interessa em tudo isso é perceber que a música contribui com a tonalidade da voz de grande parcela da população para dizer aquilo que ela não consegue através da oralidade e do discurso. A música é o espaço popular da reclamação, do protesto, das reivindicações, das denúncias e até da ironia com a própria situação. Através da música, o caipira denuncia a exploração, a corrupção, a paixão e anuncia um jeito próprio de viver com solidariedade.
O exercício da música na educação contribui também com a coordenação motora da criança, com o desenvolvimento intelectual e ajuda a disciplinar a organização do tempo nas atividades práticas. Os grandes intelectuais desenvolveram suas capacidades investigativas estudando também a música enquanto ciência arte e a arte da ciência. Os contos de Homero estão recheados de letras musicais, Aristóteles conta que os versos de Sólon representavam a defesa de uma sociedade democrática no tempo dos reis, Pitágoras elevou seu raciocínio matemático através da música.
A música serve tanto para libertar como para oprimir. Depende da forma que é exercitada. Os grandes exércitos exercitam a música antes de marchar em direção ao inimigo, da mesma forma a religião se apega na música para alienar a consciência das massas.
Assim, a igreja católica mantém muita gente alienada através da música sacra e nos tempos modernos a música gospel desempenha um papel de alienação. Os grandes pensadores associaram e compararam a organização do capitalismo como uma música anárquica, desafinada, sem ritmo e sem harmonia. O comunismo seria a música onde as doze notas musicais estão em sintonia, afinadas, com ritmo e tempo administrado racionalmente pela humanidade. A letra abaixo representa um fato real.
Luana, ao centro, se exercita na viola
A música abaixo é um fato real vivido pela menina ao centro exercitando a viola.
Letra que ficou em segundo lugar cantado por ela, Luana Stefani.
Essa letra expressa o conteúdo filosófico de Ética a Nicômaco de Aristóteles, mas associado ao fato concreto.
CONDIÇÃO PARA SER MAE
Sebastião R Gonçalves
Interpretação: Luana Stefany N. Vendruscolo.
Mamãe sou tão inocente
para falar de você.
mas preste bem atenção
naquilo que vou dizer.
uma criança que nasce,
ela não pediu pra nascer.
mas depois que ela nasceu,
tem direito de viver.
nossa vida tem dois lados.
preste muita atenção.
a vida do sentimento
regado pela emoção
e a vida da prudência
conduzindo a razão.
vida da sabedoria
põe limite na paixão.
a vida só dos prazeres
sem responsabilidade
aproveita só os momentos
pensa que é felicidade
depois vem as consequências
essa é a pura verdade
mas que quer só vida fácil
foge da realidade
vida de banalidade
regada pela aparência
da beleza passageira
que não conhece a essência
faz tudo o que dá prazer
mas não mede as consequências.
tudo o que parece fácil
encobre a consciência.
a vida é muito bela
mas precisa ser vivida
mesmo assim te compreendo
te adoro mãe querida
já tive o que não tIveste
por que recebi guarida
e hoje estou cantando
as belezas desta vida