Notícias da Guerra Popular

https://anovademocracia.com.br/94/16b.jpg

Notícias da Guerra Popular

PCI (Maoísta) celebra Semana dos Mártires

De 28 de julho a 3 de agosto foi comemorada pelo Partido Comunista da Índia (Maoísta) a ’Semana dos Mártires’. Durante esses dias, diversas atividades homenagearam os heróis da revolução indiana que, ao longo de quatro décadas, entregaram suas vidas pela causa da libertação de seu país. Além das homenagens às centenas de revolucionários e pessoas simples do povo tombados em combate contra o velho Estado, as celebrações tiveram destaque para dois grandes dirigentes comunistas: os camaradas Knhai Chatterjee e Charu Mazumdar. Este último assassinado pela reação em 28 de julho de 1972. Mazumdar foi quem liderou o caminho revolucionário na luta de duas linhas travada no seio do Partido Comunista da Índia nos anos 60.

Em nota, um porta-voz do PCI (Maoísta) afirmou que somente no último ano cerca de 150 camaradas foram assassinados pela repressão em todo o país. Os comunistas Azad e Kishenji também foram lembrados com vigor. Em edições passadas, AND já teve a oportunidade de publicar artigos com a biografia de ambos.


Cartazes maoístas em Jharkhand

Com informações de Revolución Naxalita

http://jornalzo.com.br/and/wp-content/uploads/https://anovademocracia.com.br/94/16b.jpg

O Partido Comunista da Índia (Maoísta) afixou cartazes no distrito de Jharkhand no dia 2 de agosto em alusão à “Semana dos Mártires”.

Os cartazes vermelhos denunciavam as atrocidades e crimes cometidos pela Força Central de Reserva de Polícia — CRPF e foram colados nas paredes de escolas e do comércio, assim como nos povoados de Chaulibasa e Ghagri, no interior de Chowka, conhecido centro industrial e também um bastião maoísta. Os cartazes também traziam os nomes de militantes maoístas, camponeses e da população tribal assassinados pelas forças de repressão e grupos paramilitares.

EGPL explode veículo anti-minas

Com informações de odiodeclase.blogspot.com

http://jornalzo.com.br/and/wp-content/uploads/https://anovademocracia.com.br/94/16c.jpg

Em 6 de agosto, combatentes do EGPL fizeram voar pelos ares um veículo anti-minas.

A explosão que atingiu o veículo ocorreu quando um contingente de 80 policiais fazia uma patrulha no distrito de Dantewada, em Chhattisgarh. Um helicóptero imediatamente foi enviado para resgatar a os policias feridos. O veículo foi totalmente destruído. Segundo um funcionário do governo os explosivos que o atingiram foram instalados pelo Exército Guerrilheiro Popular de Libertação — EGPL. 


Embriões do novo poder

Segundo informações das forças policiais do velho Estado indiano, “maoístas estão estabelecendo governos paralelos em bolsões na região da fronteira de Andhra-Orissa.

Os informes dão conta de que os naxalitas (como são conhecidos os maoístas na Índia), realizaram uma série de ações nessa região, como a distribuição de cereais para 800 famílias tribais. Os maoístas também realizaram propaganda, convidando as massas a construírem estradas pavimentadas e escolas, bem como postos de saúde.

Nessa mesma região, os naxalitas inauguraram torres em honra aos mártires da guerra popular, em celebração à Semana dos Mártires.

Baixas nas forças de repressão

Em 7 de agosto, pelo menos três policiais foram aniquilados e outros seis ficaram feridos em dois ataques empreendidos pelo EGPL no estado de Chhattisgarh. Os veículos que transportavam os policiais foram atingidos por minas terrestres nos distritos de Dantewada e Bijapur.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: