Notícias da Guerra Popular

https://anovademocracia.com.br/103/24a.jpg

Notícias da Guerra Popular

Índia: série de ações guerrilheiras

Com informações de revolucionnaxalita.blogspot.com e secoursrouge.org

http://jornalzo.com.br/and/wp-content/uploads/https://anovademocracia.com.br/103/24a.jpg
Sete policiais foram feridos por minas implantadas pelo EGPL

Em 18 de janeiro, um soldado da Força Policial de Reserva Central (CRPF, na sigla em inglês) foi aniquilado e outro ficou ferido em uma emboscada empreendida por combatentes do Exército Guerrilheiro Popular de Libertação – EGPL, dirigido pelo Partido Comunista da Índia (Maoísta), no distrito de Sukma, região sul de Chhattisgarh, área em que há grande atuação dos naxalitas (como são conhecidos os maoístas na Índia).

Pouco depois, um helicóptero Mi-17 da Força Aérea Indiana que cumpria missão de resgate desses soldados foi alvo dos guerrilheiros e forçado a aterrissar em um campo. Um dos soldados que viajava no helicóptero ficou gravemente ferido. Dois dias depois, possivelmente esse mesmo grupo de combatentes do EGPL atacou um posto policial localizado em uma estrada do distrito de Bastar, em Chhattisgarh. Os guerrilheiros abriram fogo contra o posto e enfrentaram agentes da CRPF durante mais de uma hora. Os policiais foram obrigados a se retirar deixando armas e equipamentos que foram tomados pelos guerrilheiros.

No dia 20, sete membros da CRPF ficaram seriamente feridos após a explosão de uma mina terrestre instalada pelo EGPL no distrito de Bokaro, em Jharkhand. A explosão, que ocorreu no em uma colina, atingiu um veículo militar quando ele retornava de uma patrulha.

Polícia assassina seis combatentes do EGPL

Com informações de odiodeclase.blogspot.com

Soldados da unidade C-60 da polícia de Gadchiroli emboscaram e assassinaram de forma covarde seis guerrilheiros do EGPL.

A notícia, divulgada pelo blog Odio de Clase no dia 23 de janeiro, dá conta de que um habitante de Gadchiroli presenciou os assassinatos. Segundo seu relato, à meia noite escutou um ruído repentino de uma metralhadora, que despertou as cerca de 300 famílias que moram no local. As crianças começaram a chorar e os habitantes do povoado decidiram permanecer em suas casas. Alguns olhavam pelas janelas para ver o que havia ocorrido.

O aldeão relatou que dois dos guerrilheiros receberam fortes golpes, mas ainda estavam vivos e poderiam ser levados ao hospital. Mesmo assim, eles foram cercados pelos policiais que atiraram a queima-roupa, assassinando-os cruelmente. Alguns outros guerrilheiros que seguiram por outro caminho na escuridão conseguiram escapar.

Filipinas: guerrilheiros ocupam cidade e conquistam armas

Com informações de sunstar.com.ph

http://jornalzo.com.br/and/wp-content/uploads/https://anovademocracia.com.br/103/24b.jpg
Agentes da repressão aniquilados pelo NEP no dia 27

Em 21 de janeiro uma coluna com aproximadamente cem combatentes do Novo Exército do Povo – NEP, dirigido pelo Partido Comunista das Filipinas, realizou uma grande ação de propaganda armada na cidade de Kinoguitan, em Mindanao do Norte. Os guerrilheiros montaram postos de vigilância ao longo da estrada de acesso e ocuparam a cidade durante algumas horas.  Os combatentes do NEP foram de casa em casa, identificaram militares ativos e aposentados, tomaram suas armas e esclareceram a população sobre aquela ação convocando as massas a apoiarem a guerra popular.

Na manhã do dia 27, uma coluna de guerrilheiros do NEP atacou um veículo da polícia na província de Negros Occidental, a 500 quilômetros ao sudeste de Manila. Nove agentes das forças de repressão foram aniquilados nesse ataque.


Turquia: “Que vivam os construtores do amanhã!”

Com informações de secoursrouge.org e cumhuriyet.com.tr

Essa palavra de ordem ecoou pelas ruas da Turquia e de várias cidades na Europa nos últimos dias de janeiro, que marcaram a “Semana dos Mártires da Revolução”. Essa semana fez parte de uma série de atividades que marcam os 40 anos do martírio do dirigente e fundador do Partido Comunista da Turquia / Marxista-Leninista (TKP/M-L) e do Exército de Libertação dos Operários-Camponeses da Turquia (TIKKO), Ibrahim Kaypakkaya, após ser barbaramente torturado e trucidado pelas forças de repressão.  

Milhares de militantes e ativistas de diversas organizações democráticas e revolucionárias, familiares de prisioneiros políticos e de guerrilheiros mortos em combate ou nas masmorras de tortura do velho Estado turco realizaram atos políticos, manifestações, panfletagens e outras atividades saudando os heróis tombados em combate na Guerra Popular dirigida pelo TKP/M-L.

Em Ancara, capital da Turquia, Anne Kaypakkaya, mãe de Ibrahim Kaypakkaya, participou de uma cerimônia em que foi fixada uma placa com os nomes de vários mártires da revolução.

Alguns meios de informação da Turquia têm noticiado que Anne Kaypakkaya é alvo de constante perseguição por parte dos meios de repressão do velho Estado e foi constrangida a se apresentar em uma delegacia no dia 27 de dezembro último após ter visitado e colocado flores do túmulo de seu filho.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: