O protagonismo das massas

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O protagonismo das massas

O realismo socialista chinês nos brindou com uma quantidade impressionante de peças de teatro e filmes que mostram o heroísmo do povo e suas lutas.  Rompendo com velhas idéias  foi filmado em 1975 e conta a história da construção de uma Faculdade Comunista do Trabalho na província de Kianc.

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Como nos filmes made in Taiwan, é luta o tempo inteiro, mas ninguém sai voando pela janela atingido por golpes acrobáticos, nem o mega-herói derrota mil inimigos de uma vez. Trata-se da luta entre o velho e o novo, entre as posições do proletariado e seus aliados e a posição da burguesia, derrotada política e militarmente, mas presente do ponto de vista ideológico e lutando encarniçadamente para impedir o avanço socialista.

O que se costuma ver em filmes holywoodianos é a ação em primeiro plano, seja violenta ou não, e uma quantidade imensa de propaganda ideológica burguesa subliminar. Em Rompendo com velhas idéias, é a luta político-ideológica que importa, colocando às claras os embates emblemáticos dos pontos em questão. Existem, no entanto, sutilezas: velho é usado como pronome de tratamento aos mais experientes, independentemente da idade avançada, como é o caso do velho Lung — diretor da escola, veterano da resistência antijaponesa e não tão idoso que justificasse o título. Em nenhum momento se usa a expressão "senhor".

Não se trata simplesmente de um filme sobre o processo da revolução, uma história bem contada. Pelo contrário, é um instrumento de intervenção neste processo. Não naquela luta ocorrida em 1958, na época do Grande Salto à Frente, mas na que ocorria em 1975, com o descenso da Grande Revolução Cultural Proletária.  Rompendo com velhas idéias é uma tentativa de atiçar o fogo que declinava sob a sabotagem da direita incrustada no seio do Partido Comunista, emulando os valores revolucionários que levaram a China até o ponto onde havia chegado.

Velho Lung foi alfabetizado durante a resistência antijaponesa em Yenan e vivia em uma comuna na Província de Kianc, quando foi convocado pelo Partido para assumir a direção da Sungshan Branch Faculdade Comunista do Trabalho e do Comitê do Partido. Questiona ao dirigente, velho companheiro de batalhas em Yenan, sobre sua capacidade para o cargo. Como poderia um ex-vaqueiro dirigir uma universidade? A resposta de que o Partido queria fazer a revolução no ensino, que era preciso aplicar os ensinamentos do Presidente Mao na educação convence o combatente, que viaja para assumir seu posto com ânimo inquebrantável.

Ao chegar à região onde seria construída a universidade, o primeiro diálogo é com uma menina, filha do vice-diretor, também combatente revolucionário, mas proveniente de uma família pequeno burguesa com muitos professores, defensor da linha burguesa no ensino. A garota pergunta ao Velho Lung se ele veio trabalhar ali e se tem uma carta de apresentação, caso contrário seu pai o faria esperar.

O vice-diretor o recebe calorosamente e o convida para uma reunião que estava ocorrendo naquele momento, na qual se discutia o local de instalação da faculdade. Até sua chegada o que se discutia era construí-la à margem do rio e perto da cidade, para facilitar o acesso deles. Lung propõe que a construção seja feita no alto das montanhas, para que os camponeses pobres e médios tivessem o acesso facilitado.

Nos critérios para a matrícula novamente se manifestam as duas linhas para o ensino. O vice-diretor e o decano usavam como critério de entrada simplesmente a diplomação dos alunos. Obviamente, muito poucos camponeses estariam qualificados para o ingresso. Lung convida um velho representante da comuna para participar do processo de seleção e este vai contando a história de vida dos jovens candidatos, que são aceitos pelo diretor como alunos. Ao ouvir o decano afirmar que um jovem aprendiz de ferreiro não tinha credenciais para entrar na faculdade, Lung mostra as mãos calejadas do rapaz e afirma que não podem existir melhores credenciais do que aquelas.

Sem dúvida Lung é "o fio condutor da narrativa". Um personagem de peso que vai catalisando a luta, mas está longe de ser o herói do filme, este papel só poderia caber às próprias massas onde ele se inclui. Entre os heróis destaca-se Li Chin-Feng, uma jovem aguerrida, com uma infância sofrida, que desde muito cedo segue a orientação do Partido Comunista, cumprindo importante papel na organização das mulheres e da produção antes e depois da guerra.

Li Chin-Feng desafia o vice-diretor e convoca os alunos na véspera de um exame para combater uma praga que ameaçava a lavoura da comuna. Posteriormente desafia o Deputado Chao, dirigente do Comitê Distrital do PCCh e defensor da linha burguesa, quando este advoga a volta à produção individual. Ela não se curva na reunião de crítica feita para defenestrá-la, defende firmemente seus princípios e, junto com Lung e seus camaradas, inverte a situação, obrigando a linha burguesa a fazer uma retirada estratégica.

Ao se analisar uma luta ideológica é fundamental verificar como os quadros e as massas se comportam ao longo de seu curso. O filme mostra exemplos bem ilustrativos disso. A jovem Hsiao-Mei, filha do vice-diretor, claramente uma menina mimada quando da chegada de Lung, que pede para entrar para a universidade. No fim, seu pai consegue a indicação para uma universidade famosa na cidade grande e ela se recusa a ir, rompendo com o próprio pai e com a linha burguesa. O jovem FaKen, filho de um camponês médio com idéias capitalistas, que disputa o filho com a orientação da escola o tempo todo. Faz o filho cobrar pelo serviço de castrar porcos e retira-o da escola. O rapaz rompe com o pai e volta a Faculdade Comunista do Trabalho.

Mas neste aspecto o exemplo mais significativo é o do Decano Sung, "educador tradicional", árduo defensor dos manuais distanciados da realidade, que chega a expulsar um camponês que veio à universidade pedir que ele tratasse de seu búfalo. Em outra oportunidade participa de um golpe articulado pelo vice-diretor que tenta expulsar 14 estudantes mais comprometidos com a linha proletária. Sun é convencido por Lung e pelo velho representante da Comuna Popular de seus erros e passa a ir ao campo com os estudantes, tendo importante papel na formação destes.

Enfim, Rompendo com velhas idéias é um filme extremamente simples do ponto de vista da produção, mas extremamente profundo do ponto de vista das idéias. Ao contrário das produções intelectualóides burguesas, assisti-lo é prazeroso, como seu próprio enredo mostra, é para ser assistido por milhões.

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