Manifestação dos ocupantes em São Gonçalo
Depois de uma semana ocupando um terreno no bairro Santa Luzia, às margens da BR-101, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, as 900 famílias da ocupação Zumbi dos Palmares, organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, deixaram o local na manhã do dia 13 de novembro com a promessa de mil casas que supostamente serão construídas pelo gerenciamento Dilma como parte do Projeto ‘Minha Casa, Minha Vida – Entidades’. As famílias que ocupavam o terreno se encontravam em situação de miséria, muitas delas idosas e a cada dia mais distantes do sonho de ter um teto.
— Ninguém mais tem condições de pagar aluguel nesse mundo, meu filho. Eu já estou com 62 anos e já me mudei inúmeras vezes, cada vez mais para dentro de São Gonçalo. E o aluguel só vai aumentando. Agora só me falta viver embaixo da ponte. Essa luta é minha única esperança de enfim conseguir um pedaço de teto para eu viver dignamente com meus filhos. Eu trabalhei 50 anos dessa vida e preciso de um abrigo. Eles vão ter que nos ouvir, senão não sairemos daqui. Na hora da eleição, eles estão todos aí para a gente votar. Quando o povo bate na porta deles pedindo alguma coisa, só recebe porrada e ameaça — disse Dona Alvira, se referindo ao coronel Saleno, comandante do 7º BPM que esteve no local e disse às famílias que o deixassem, pois caso contrário ele teria que acionar seus cães de guarda para a garantia do cumprimento da ordem de reintegração de posse. Uma ameaça em alto e bom som.
São muitas as lutas por teto Brasil afora. Quase todas se sustentam a duras penas e são tratadas com toda a violência e o aparato repressivo do qual o Estado dispõe. Poucas obtêm vitórias, e as que chegam lá, derramam seu suor e sangue para tanto. Mas mesmo com poucos dias de existência, minutos antes do prazo final para permanência no terreno, as famílias da ocupação Zumbi dos Palmares receberam a notícia de que o gerenciamento federal construiria mil casas para abrigá-los. Apesar do compromisso firmado pelo Estado e o MTST, a equipe de AND ficará de olho para cobrar essas promessas.