Contra o fim dos CEFETs
Nós, estudantes do CEFET-MG gostaríamos comunicar aos leitores de A Nova Democracia que iniciamos a luta contra a aplicação dos decretos do governo que visam destruir o Ensino Técnico.
No dia 24 de abril, Luiz Inácio assinou o decreto n° 6095/2007 que acaba com os CEFETs e todas as Escolas Técnicas Federais, criando os chamados IFETs (Instituto Federal de Educação Tecnológica). Com isso, pretendem completar aquilo que o governo Cardoso não conseguiu devido às pressões do movimento estudantil: extinguir o ensino médio vinculado ao técnico e transformar os CEFETs em grandes SENAIs.
No último 26 de outubro realizamos dois protestos que contaram com a presença de mais de 600 estudantes do CEFET-MG, iniciando uma jornada de lutas contra os decretos do governo. No dia seguinte, foi realizado um seminário em Belo Horizonte, onde debatemos a construção de um movimento de resistência e a organização de um Encontro Nacional de estudantes dos CEFETs em março do próximo ano.
Comando de lutas contra o IFET
Belo Horizonte, MG
Uma crítica justa
Ao jornal A Nova Democracia
Saudações; não posso acreditar que um jornal tão bom quanto o AND pode ser trabalhado dessa maneira nas bancas de Montes Claros, uma cidade tão importante no Norte de Minas. O jornal chega com um grande atraso, nas bancas só tem jornais antigos. No centro da cidade tem banca com jornal novo, mas na outra ao lado tem jornal de dois meses atrás. Em algumas bancas, quando o jornal chega, não leva dois dias para se esgotar. O dono da banca fica admirado com o jornal e sua linha.
Já está passando da hora do pessoal do jornal tomar uma providência sobre essa situação, o jornal é muito importante para se desenvolver um trabalho nas comunidades.
Ao conversar com o dono da banca, ele me disse que a distribuidora está pouco se importando com o jornal. Um exemplo disso é ter bancas em lugares super importantes como, por exemplo, em frente ao shopping da cidade que tem o jornal de dois meses atrás.
Queria saber como eu poderia ajudar.
Otávio Augusto
Monte Claros, MG
Desde o Uruguai
Estimados companheiros d'A Nova Democracia
Recebemos com grande alegria vossa edição em espanhol na Internet. Isto favorecerá sem dúvida a difusão das importantes e sacrificadas lutas do irmão povo brasileiro.
Felicitações
Redação do jornal La Verdad
Montevidéu, Uruguai
Extra! Os trabalhadores publicam o seu jornal
Brigada de agitação e venda do "Luta Classista" no ABC paulista*
Recebemos em nossa redação o primeiro número do jornal Luta Classista.
Lançado no mês de setembro, este jornal trouxe como manchete de capa um ardente chamado: Greve Geral contra o fim da CLT, da Previdência e contra a corrupção. Em suas 20 páginas, traz artigos sobre a questão nacional e internacional, o combate ao oportunismo e o peleguismo, a necessidade da construção de um movimento sindical classista, informações sobre greves operárias, o problema agrário, a questão da mulher, e convoca os trabalhadores brasileiros para aumentar o protesto popular e preparar a Greve Geral contra as "reformas" antitrabalhistas e antipovo do governo Luis Inácio.
Com grande entusiasmo, pudemos acompanhar uma brigada de agitação e venda do Luta Classista nas portas de fábricas no ABC Paulista, onde centenas de trabalhadores adquiriram seu exemplar ao preço de R$ 0,10. Um grupo de agitadores anunciava as manchetes do jornal enquanto os outros se dirigiam às janelas dos ônibus que transportam os operários até o interior das fábricas.
O surgimento do jornal Luta Classista representa um importante passo para a organização dos diversos setores do movimento sindical classista e para os trabalhadores que diante do oportunismo e conciliação das centrais governistas, rompem com o sindicalismo de Estado e constroem o caminho da luta classista, combativa e independente.
O jornal Luta Classista pode ser encontrado no endereço eletrônico
http://lutaclassista.wordpress.com/
Astronomia indígena em livro
Olá, saudações!
Como leitor do site A Nova Democracia, venho de início parabenizar pela excelente iniciativa de divulgar temas tão importantes.
Estamos editando um livro sobre a pré-história do Brasil, motivo pelo qual solicitamos a autorização da redação do jornal A Nova Democracia para reproduzir em nosso livro a entrevista com o professor Germano Bruno Afonso, a respeito das constelações indígenas. Se possível, a reprodução dessa matéria irá contribuir para o entendimento desse novo ramo da astronomia.
Agradecemos antecipadamente a análise de nosso pedido e salientamos que será citado a fonte da informação da maneira que melhor beneficie o jornal e o site A Nova Democracia.
Sérgio F. Carvalho
Editor
Limeira, SP