Povo nas ruas derruba ‘presidente’ do Iêmen

Povo nas ruas derruba ‘presidente’ do Iêmen

 

A onda de grandes protestos no Norte da África e no Oriente Médio resultou na saída de mais um dos gerentes de longa data que administravam a rapina estrangeira naquelas bandas do mundo.

Desta vez foi o “presidente” do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, que em junho chegou a ser gravemente ferido durante um ataque ao palácio presidencial, saindo corrido do país para se tratar na Arábia Saudita. Ele sucumbiu à autoridade das ruas, tendo anunciado, após meses de uma intensa repressão ao povo insurgente que deixou centenas de mortos, um acordo para deixar o poder chancelado pela ONU, o que significa dizer que o tal acordo foi costurado pelas potências para que uma “oposição” pró-imperialista possa render o velho vende-pátria sem maiores prejuízos para os grandes monopólios que têm operações naquele país.

Mais uma vez o povo cheio de ânimo para a luta vê seus reais inimigos patrocinarem a reacomodação das forças retrógradas locais. É chegada a hora de as massas do Norte da África e do Oriente Médio assumirem as rédeas do seu destino revolucionário rumo a uma democracia nova, popular, para deixar de ver suas justas e valentes rebeliões serem cavalgadas pelo imperialismo e pelo oportunismo e resultarem em meras reestruturações dos Estados semifeudais e burocráticos, sem alterar os velhos mecanismos de rapina e escravidão.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: