Pressão popular liberta José Ricardo Rodrigues

https://anovademocracia.com.br/42/02b.jpg
https://anovademocracia.com.br/42/02b.jpg

Pressão popular liberta José Ricardo Rodrigues

Print Friendly, PDF & Email

https://anovademocracia.com.br/http://jornalzo.com.br/and/wp-content/uploads/42/02b-596.jpg Depois de 3 anos preso, José Ricardo Rodrigues foi finalmente libertado no dia 2 de abril. Seu julgamento, marcado para dia 5 de abril, foi desaforado (transferido) da comarca de Quipapá, em Pernambuco. O novo local e data ainda não estão definidos.

O desaforamento foi feito a pedido do promotor do caso, que alegou falta de segurança para a realização do júri popular. Tal manobra visava tão somente fazer com que o líder camponês ficasse mais tempo preso, uma vez que sua inocência deve ser comprovada perante os jurados.

Porém, após grande mobilização popular e intensos esforços de seus advogados, José Ricardo foi posto em liberdade provisória e aguardará ao julgamento em liberdade. A liberdade provisória foi assinada pelo juiz no dia 31, mas somente no dia 2 José Ricardo pôde finalmente sair do presídio e rever companheiros de luta, amigos e parentes.
Desde a sua prisão vários setores da população pernambucana têm feito uma campanha nacional pela libertação de José Ricardo e dos demais camponeses presos em Quipapá, chegando-se a constituir um comitê de solidariedade a eles.

Este comitê realizou várias manifestações, atos e audiências públicas para esclarecer a população da verdadeira razão da prisão de José Ricardo, que foi injustamente acusado de ter assassinado um policial numa emboscada preparada pela própria Polícia no assentamento Bananeiras, Quipapá, em 2005.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: