Aproximadamente cem estudantes protestaram contra o aumento das passagens de ônibus e em defesa do passe-livre estudantil em Curitiba – PR no último dia 13 de fevereiro. Nas proximidades do Colégio Estadual do Paraná, a manifestação foi brutalmente reprimida pela Polícia Militar que utilizava um efetivo de 10 viaturas e mais de 30 policiais. Os estudantes não recuaram.
Cerca de 30 estudantes denunciaram agressões da PM, três deles ficaram feridos sendo que um teve o seu braço quebrado e outros nove foram detidos. Após os enfrentamentos um policial foi hospitalizado.
A ação truculenta da PM foi registrada por estudantes com câmeras e telefones celulares. Os estudantes denunciam que duas câmeras foram tomadas e um celular quebrado pela polícia. Os jovens agredidos protestaram em frente ao 1º Distrito Policial de Curitiba.
Na semana seguinte, no dia 19, os estudantes voltaram as ruas reivindicando o passe-livre, a redução das tarifas e em protesto contra a ação truculenta da PM.
Pernambuco
Na manhã do dia 2 de março, manifestantes interromperam o transito da Avenida Recife, na capital pernambucana, contra o aumento das passagens de ônibus. Durante o protesto foram queimados pneus que bloquearam os dois sentidos da via na entrada do bairro do Ibura.