Estudantes, professores e funcionários de universidades públicas, com o apoio de movimentos populares, realizaram uma manifestação em defesa da educação pública no dia 19 de outubro.
Ellan Lustosa/AND
Bloco combativo de estudantes interviu em protesto
Os manifestantes saíram da concha acústica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e bloquearam trechos das avenidas próximas ao campus Maracanã. O ato foi reprimido logo nos primeiros minutos pela Polícia Militar (PM).
Inúmeras entidades, sindicatos e organizações tomaram a palavra e denunciaram os ataques das gerências de Pezão e Temer. Segundo os manifestantes, o campus Maracanã da Uerj foi escolhido como local da manifestação devido à situação crítica que a universidade atravessa pela falta de repasses do gerenciamento estadual, como o AND denunciou nas últimas edições. Uma representante do Ocupa Bandejão também realizou uma intervenção durante o ato.
O Ocupa é um movimento de estudantes da Uerj que começou em 26 de setembro e, após ocupar o Restaurante Universitário com combatividade e organização, passou a servir comida aos frequentadores, freando o plano do governo de privatizá-lo e dando condições aos estudantes e à universidade de resistirem com o prosseguimento das atividades.