Rondônia: autoridade das massas impõee conquista direito de seus filhos estudarem

Rondônia: autoridade das massas impõee conquista direito de seus filhos estudarem

Print Friendly, PDF & Email

Em meados de fevereiro, uma ordem do promotor do município de Ariquemes – RO, Elias Chaquian Filho, havia proibido que os ônibus escolares entrassem na área Raio do Sol para transportar as crianças.

O acampamento Raio do Sol, localizado na Linha C-50, é ocupado por 40 famílias que produzem a três anos dentro de seus lotes. A área possui 26 crianças em idade escolar matriculadas na Escola Mafalda Rodrigues e Escola Arco Íris.

As crianças ficaram semanas sem transporte, porque o promotor, segundo denúncia dos camponeses veiculada no sítio resisten ciacamponesa.com, taxava a conduta das famílias da área como "imprópria", por isso a proibição da entrada do ônibus.

No entanto, a resposta dos camponeses não tardou. Eles conquistaram a terra com luta e com luta conquistaram o transporte para seus filhos até a escola.

Antes de mais nada, os camponeses já haviam se dirigido por várias vezes até a prefeitura e promotoria de justiça de Ariquemes para exigir o transporte escolar para suas crianças, ou mesmo a construção de uma escola na área, e sempre receberam respostas negativas. Os camponeses ainda denunciaram que foram ameaçados pelo Conselho Tutelar como se fossem eles os culpados pelo fato de seus filhos estarem sem estudar.

Um camponês resumiu sabiamente esta situação:

— Os filhos do prefeito e do juiz estão estudando, mas eles não estão nem aí pros filhos do pobre. Não colocam escola nem ônibus pra buscar nossas crianças e ainda ameaçam colocar os pais no conselho tutelar. Tudo isto é uma forma de pressionar pra gente sair da terra. Mas não vamos sair.

Exercendo a autoridade do povo, no dia 19 de fevereiro, as famílias do Raio do Sol e Canaã retiveram o ônibus escolar dentro da área, afirmando que o liberariam quando a prefeitura garantisse o direito de suas crianças de estudarem. Rapidamente o secretário de obras foi até o local, fez uma vistoria na estrada e decidiu que a partir de então o ônibus irá até a entrada do Raio do Sol para atender as crianças.

Mais uma vitória da união, organização e combatividade das massas.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: