Santa Elina: Pistoleiros disparam contra acampados

https://anovademocracia.com.br/47/11b.jpg
https://anovademocracia.com.br/47/11b.jpg

Santa Elina: Pistoleiros disparam contra acampados

Print Friendly, PDF & Email
http://jornalzo.com.br/and/wp-content/uploads/https://anovademocracia.com.br/47/11b.jpg
Cartuchos disparados por pistoleiros contra os camponeses são recolhidos

As famílias que haviam retomado as terras de Santa Elina, em Corumbiara — RO, foram despejadas pelo latifúndio e seus bandos de pistoleiros e estão acampadas fora da área da fazenda. Eles denunciam através do CODVISE — Comitê de Defesa das Vítimas de Santa Elina que há mais de um mês sofrem ataques diários de bandos armados dos latifundiários da região.

Centenas de cartuchos deflagrados e de vários calibres usados nestes ataques foram recolhidos pelos acampados e levados para a Polícia Federal. Os camponeses denunciaram o ocorrido ao INCRA e Ouvidoria Agrária para que providências fossem tomadas.  O fato é que até agora nenhum pistoleiro foi preso.

Durante o ataque mais violento foram atingidos barracos, utensílios domésticos e árvores e todos os barracos das famílias foram queimados.

Um camponês vizinho da área, morador da região há mais de 20 anos, foi espancado e sua mulher forçada a se deitar no chão sob a mira de armas e o casal foi ameaçado de morte caso continuasse apoiando a tomada de terra. A casa do casal também foi alvo de vários disparos.

A pedido da Igreja Católica, logo após os ataques uma equipe de jornalistas franceses do canal Plus que participaram das celebrações do dia 9 de agosto em Corumbiara, filmou o local e entrevistou os camponeses. O material fará parte de um documentário.

As 20 famílias que resistem na área construíram uma horta coletiva de quase 1 alqueire.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: