São Paulo: Transporte coletivo revolta população

São Paulo: Transporte coletivo revolta população

Print Friendly, PDF & Email

Usuários do transporte coletivo da zona sul de São Paulo interditaram a avenida Guarapiranga, uma das mais importantes da cidade, protestando contra os constantes engarrafamentos e atraso dos ônibus e reivindicando a instalação de corredores para os coletivos nas avenidas.

Os cerca de 1500 manifestantes atearam fogo em pneus e apedrejaram alguns ônibus. A polícia atirou bombas de gás lacrimogêneo sobre multidão e prendeu cinco manifestantes.

Só depois dessa demonstração de força da massa é que a prefeitura de São Paulo tomou algumas providências, como a transferência de linhas e multa a empresas que atrasam a partida dos veículos.

A situação do trânsito em São Paulo beira o caos há vários anos e desde o início de 2008 os congestionamentos tem batido recordes sucessivos, ultrapassando os 180 quilômetros no início de março. Os usuários de ônibus enfrentam viagens cada vez mais demoradas em veículos superlotados e pagam altas tarifas.

— A gente acorda às 5h para chegar ao trabalho às 9h e, ainda assim, não consegue. Chega atrasado e o patrão não quer saber. Desconta e dá bronca — diz Cássia Regina Jesus da Silva, de 24 anos, em depoiemtno publicado pelo jornal Extra, do Rio de Janeiro.

Quem tem acesso a metrô e trem também não tem do que se alegrar, uma vez que as malhas são deficitárias, com péssima conservação, veículos superlotados e tarifas exorbitantes. Acidentes são constantes com trens da CPTM.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: