Recebemos, com profundo pesar, a notícia do falecimento do velho combatente do povo, leitor e apoiador de A Nova Democracia em Goiânia, o companheiro Walter Valadares de Castro, às 23 horas do dia 11 de agosto, devido a complicações de uma pneumonia.
Walter Valadares nasceu em 1935, na cidade de João Pinheiro, Minas Gerais. Participou ativamente do movimento estudantil enquanto estudou no Colégio Lyceu de Goiânia e participou da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES. Participou ativamente da campanha “O Petróleo é nosso”, organizada pelo Partido Comunista do Brasil.
Aos 16 anos ingressou no PCB.
Em sua trajetória militante, ele foi membro da direção da União da Juventude Comunista e também secretário dos comitês do Partido Comunista do Brasil – PCB de Goiânia, Formoso e Anápolis. Ocupou o posto de secretário dos comitês estaduais do PCB em Goiás, Brasília, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de ser membro da Comissão de Trabalhos Especiais do Comitê Central (encarregada da montagem e funcionamento da estrutura para entrada e saída de quadros do país, montagem e realização do congresso do partido, instruções sobre segurança em tempos de repressão e início de preparação para a luta armada).
Em 1954, aos 20 anos, Walter abandonou o emprego de funcionário público da Assembleia Legislativa de Goiás e partiu para Trombas, com o objetivo de auxiliar a organização dos camponeses e construir o partido comunista na região. Partiu de Goiânia levando armas, munição, papel e um mimeógrafo para rodar os volantes de propaganda da luta camponesa. Walter Valadares teve importante participação na luta armada camponesa de Trombas e Formoso e, após a derrota dos posseiros, prosseguiu com sua intensa atividade de dirigente comunista, até ser preso pelo gerenciamento militar.
Até o final de sua vida, Walter Valadares prosseguiu apoiando energicamente a luta dos trabalhadores do campo e cidade.
O corpo de Walter Valadares foi sepultado no cemitério de Santana, em Goiânia, no dia 12 de agosto. Seus companheiros de luta, operários, estudantes, camponeses, intelectuais, compareceram e lhe prestaram honras no último adeus a esse valoroso combatente das causas populares.