México: Ativista político Roque Coca Gómez é libertado

México: Ativista político Roque Coca Gómez é libertado

Print Friendly, PDF & Email

Após permanecer nove dias na prisão de Santa Maria Ixcotel Roque Coca Gómez, ativista político, foi libertado no dia 03/05 graças à luta popular. Quem expediu a ordem de soltura foi o juiz do Terceiro Distrito do estado de Oaxaca. Roque foi detido arbitrariamente em 24/04 por agentes da Procuradoria Geral da República (PGR).

O ativista, que teve sua primeira prisão injusta em 07/06 de 2015, junto com outros 86 manifestantes, responde por um processo por participar de uma combativa marcha contra as “Reformas Estruturais”. Na ocasião, os manifestantes, junto a outras centenas, denunciaram a farsa eleitoral mexicana e exigiram esclarecimentos a respeito do desaparecimento dos 43 estudantes de Ayotzinapa.

Todos os manifestantes foram detidos na ocasião do protesto sob a alegação de praticarem crimes de terrorismo e portarem explosivos, entretanto, não há evidências para este fato, demonstrando a irregularidade do processo e a perseguição política contra os ativistas.

Em nota a Corrente do Povo Sol Vermelho descreve sua saudação e comemora a liberdade do companheiro Roque Coca Gómez, e repudia as medidas do poder judiciário em manter o processo contra os manifestantes ante as irregularidades constatadas desse.

“Saudamos a libertação do camarada Roque Coca Gómez, reconhecemos sua determinação inabalável de lutar e de sua família. Continuamos denunciando a atitude perversa do juiz do Terceiro Distrito ao manter nossos companheiros detidos vinculados ao processo em 7 de junho de 2015, apesar da evidente falta de elementos para fazê-lo.”, conclui.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: