Camponeses pobres e pescadores durante ação de boicote ativo à farsa eleitoral local, 9 de dezembro
O povoado de San Dionisio del Mar, na região de Istmo de Tehuantepec (estado de Oaxaca), empreendeu um boicote eleitoral ativo contra o pleito que sufragaria a nova presidência municipal (cargo equivalente a prefeito) e impediu a sua realização, no dia 9 de dezembro. O boicote, aprovado na Assembleia Geral do Povo, contou com ações de incêndio e com protestos violentos.
Em nota, a Corrente do Povo – Sol Vermelho (CP-SV) afirmou que a decisão pelo boicote ativo foi a forma que as massas adotaram para impedir que a cacique local Teresina de Jesús Luis Ojeda fosse imposta no cargo pela Secretaria Geral de Governo e pelo Instituto Estatal Eleitoral e de Participação Cidadã de Oaxaca.
O objetivo destes órgãos do velho Estado era, segundo a CP-SV, impor a cacique no cargo por meio da farsa eleitoral sustentada na violência contra as massas e na coerção para, em seguida, instalar “o mego projeto eólico imperialista na Barra Santa Teresa”. O projeto eólico levaria ao despejo de famílias camponesas de suas terras para instalarem-se ali todo tipo de monopólios para saqueio das riquezas naturais, fundamenta.