No final de agosto foi lançada, pela Corrente do Povo – Sol Vermelho, uma grande campanha internacional exigindo o reaparecimento com vida do advogado do povo Ernesto Sernas García, desaparecido desde o dia 10 de maio. Como parte dessa campanha, ocorreram as primeiras ações no Brasil e na Alemanha – que devem se repetir em outras partes do mundo nos próximos dias.
No Rio de Janeiro, manifestantes se reuniram em frente ao Consulado do México, na zona sul da cidade, no dia 5 de setembro. Convocados pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo), os ativistas estenderam uma grande faixa com os dizeres: Se vivo vocês o levaram, vivo nós o queremos! e #DrSernasApresentaçãoComVida – o slogan da campanha internacional.
O Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR) e o Movimento Feminino Popular (MFP) estiveram presentes manifestando sua solidariedade ao defensor dos direitos do povo e exigindo a seu reaparecimento com vida.
Durante a manifestação, o Cebraspo reforçou a responsabilidade do velho Estado no desparecimento do Dr. Sernas, entregando uma moção elaborada em conjunto com a Abrapo (Associação Brasileira de Advogados do Povo) a um representante do Consulado Mexicano.
Reproduzimos a seguir, na íntegra, o texto da moção de repúdio que traz em destaque a consiga: Porque se vivo o levaram, vivo o queremos!
“Nos dirigimos ao Consulado Geral do México no Rio de Janeiro, para manifestar nosso profundo repúdio por pelo desaparecimento forçado do Dr. Ernesto Sernas Garcia e exigir sua aparição com vida.
O Doutor em direito Ernesto Sernas Garcia é vítima de desaparecimento forçado desde o último dia 10 de maio de 2018. Dr. Sernas é catedrático de direito da Universidade Autônoma Benito Juarez de Oaxaca – UABJO, ensaísta, pesquisador, conferencista, e advogado da frente de defesa legal dos 22 militantes da Corrente do Povo Sol Rojo detidos e processados por delito de terrorismo e porte de material explosivo de uso exclusivo das forças armadas, dentro do julgamento-farsa montado pelo velho estado burguês-latifundiário contra a Corrente do Povo Sol Rojo. O desaparecimento forçado do Dr. Ernesto Sernas Garcia ocorreu no momento em que a fase de instruções deste processo estava prestes a concluir-se.
Devido a amplitude de conhecimentos e compromisso com as causas do povo o Dr Sernas conseguiu demonstrar que todo processo, acusações, provas etc, foram uma montagem criada nas altas esferas do estado reacionário. assim seu desaparecimento aponta para a clara e sinistra participação dos círculos mais profundos do velho Estado e do governo mexicano.
A Corrente do Povo Sol Rojo, é uma organização democrática e revolucionária que luta por uma nova sociedade, organizando as massas do proletariado, camponeses pobres, indígenas, professores e estudantes e demais setores explorados do povo mexicano, por uma Revolução de Nova Democracia, ininterrupta ao socialismo.
O desaparecimento forçado do Dr. Ernesto Sernas Garcia é uma parte importante da guerra contra o povo promovida pelo velho estado mexicano semicolonial e semifeudal e seus governos de turno, com desaparecimentos forçados, assassinatos, prisões arbitrarias, torturas, remoções forçadas e todo tipo de ataques contra as massas e suas organizações de luta
No dia 30 de agosto a Corrente do Povo Sol Rojo, junto a outras organizações democráticas e revolucionárias lançou uma grande campanha internacional de denúncia de seu desaparecimento exigindo sua aparição com vida sob a consigna: Porque se vivo o levaram, vivo o queremos! E #DrSernasPresentacionConVida
Esta importante campanha se soma a campanha desenvolvida pelos familiares dos 43 estudantes normalistas de Ayotzinapa desaparecidos em Iguala, em setembro de 2014. Igualmente neste caso todas as digitais do velho estado mexicano e seus aparatos auxilixares militares e para-militares, foram encontradas na desaparecimento e acobertamento do caso.
Convocamos aos revolucionários, democratas e progressistas do Brasil e do mundo, a impulsionar a campanha internacional em defesa do Dr. Ernesto Sernas Garcia, exigir sua apresentação com vida, Porque se vivo o levaram, vivo o queremos!
Desde o Brasil manteremos permanentemente mobilizados para exigir sua apresentação com vida, e denunciar todas as violações dos direitos do povo e perseguições a suas organizações de luta pelo velho estado mexicano e seus governos.”
CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE ao DR. sernas toma os muros
Dias antes do ato público, pichações foram vistas no bairro de Cascadura, zona norte da cidade, com a consigna Dr. Senas apresentación con vida, em espanhol, e assinadas pelo MEPR.
Pichações em apoio a campanha assinadas pelo MEPR. Cascadura, RJ, setembro de 2018. Foto: Divulgação
Na Alemanha, várias pichações foram realizadas com a consigna Dr. Senas apresentación con vida, também espanhol, na cidade de Hamburgo. Em Bremen, também na Alemanha, pichações foram realizadas por ativistas revolucionários em bairros proletários.
Pichações em apoio à campanha nos muros da cidade de Hamburgo, Alemanha. Setembro de 2018. Foto: Divulgação/Nuevo Peru.
“O que este camarada representa, apesar de ser um intelectual, é a essência da luta dos camponeses e trabalhadores pobres do México”, observou o sítio alemão Dem Volke Dienen (Servir ao povo, traduzido para o português). E denuncia: “O velho Estado mexicano, de grandes burgueses e latifundiários, está travando uma guerra aberta contra o povo.”.
Os revolucionários alemães ressaltam ainda o destacado papel da organização Corrente do Povo Sol Vermelho na luta das massas mexicanas, sobretudo em Oaxaca.
Setembro de 2018, Hamburgo, Alemanha. Foto: Divulgação/Nuevo Peru
Impunidade e conluio
A Corrente do Povo – Sol Vermelho, em seu sítio, denunciou que até o momento não houve progresso na investigação e que isto é sinal da negligência por parte das “autoridades” responsáveis pela mesma.
“O emblemático caso do desaparecido defensor, Ernesto Sernas, ilustra a falta de vontade política e capacidade de enfrentar a grave situação de desaparecimentos forçados em Oaxaca”, dizem os revolucionários mexicanos. “Permanecemos atentos às investigações e em alerta com qualquer provocação ou agressão do Estado contra a família, amigos e colegas do Doutor Sernas.”, concluíram.
Sernas atuou em defesa de manifestantes detidos em junho de 2015, acusados covardemente de terrorismo. O doutor Sernas García é também ativista em defesa dos direitos do povo, doutor em direito constitucional pela Universidade Autônoma Benito Juárez de Oaxaca (UABJO) e investigador.