Os camponeses retiraram o prefeito de seu gabinete e o amarraram na camionete. Foto: Reprodução
No último dia 8 de outubro, camponeses da comunidade Santa Rita Invernadero, em Las Margaritas, no estado de Chiapas, México, revoltados com o não cumprimento de promessas das campanhas eleitorais, amarraram o prefeito corrupto de sua cidade em uma caminhonete e o arrastaram pelas ruas.
Os manifestantes, indignados com a situação de sua comunidade, armaram-se com pedras e tacos e capturaram o prefeito Jorge Luis Escandón Hernández, colocando-o amarrado em um veículo que passeou pelas ruas de Las Margaritas. Um vídeo, que circula na internet, mostra ainda uma multidão revoltada correndo atrás do prefeito.
Assista aqui o vídeo
A polícia interveio na ação dos moradores e 11 pessoas foram detidas. Além disso, houve confronto e pelo menos 20 pessoas ficaram feridas.
O prefeito não cumpriu o básico das suas promessas para a região da comunidade Santa Rita Invernadero: reparar uma estrada local, facilitar o acesso à água potável e levar eletricidade para a localidade onde habitam 500 pessoas.
Segundo um jornal local, esta não foi a primeira revolta contra o prefeito de Las Margaritas. Há quatro meses, um grupo de moradores invadiu o gabinete dele, mas Jorge Luis não estava.