México: Cinco camponeses são assassinados durante emboscada em Oaxaca

Design: Corrente do Povo - Sol Vermelho

México: Cinco camponeses são assassinados durante emboscada em Oaxaca

Cinco camponeses da comunidade de San Sebastian Coatlán, na serra sul de Oaxaca, foram assassinados durante uma emboscada, conforme notificado pela Corrente do Povo – Sol Vermelho. Dentre os mortos estava Eutiquio Loazea Jimenez, ex -membro da Corrente do Povo e Coordenador do Comitê Regional da Serra Sul. As informações são do portal Arauto Vermelho.

Ontem, 25 de março, foi realizado o funeral de Eutiquio Loaeza Jiménez, Adrián Jiménez, Israel Pérez, Javier Jiménez Pérez e Vidal Ruiz, membros da comunidade de San Sebastián Coatlán. Em nota, a Corrente do Povo expressou sua solidariedade às vítimas do ataque covarde contra o povo e seguirão exigindo que as autoridades do velho Estado mexicano encontrem os perpetradores do crime e seus mandantes e os punam de forma exemplar. 

Abaixo, reproduzimos uma tradução não oficial da declaração divulgada pela Corrente do Povo – Sol Vermelho.

24/03/2025

A Corrente do Povo Sol Rojo condena os atos de violência que ocorreram ontem, domingo, 23 de março de 2025, na área de “El Limar” na estrada Barranca Larga-Ventanilla, contra os habitantes de San Sebastián Coatlán que foram chamados para um diálogo com San Francisco Coatlán para a recuperação de árvores de madeira geradas após a abertura de um entroncamento rodoviário que se conecta à estrada.

Os habitantes de San Sebastián Coatlán denunciam que foram vítimas de uma emboscada, que resultou em 5 mortos e 5 feridos pertencentes a esse município. Entre os mortos está o nosso companheiro Eutiquio Loaeza Jiménez, que era militante da nossa organização e coordenador do nosso Comitê Regional da Sierra Sur.

Nós nos solidarizamos com a dor das famílias das pessoas mortas e feridas. Denunciamos que os conflitos agrários entre as diferentes comunidades tendem a se agravar com os megaprojetos e os interesses econômicos que rompem o tecido comunitário das aldeias. Nesse sentido, consideramos que as diferenças entre as diferentes comunidades podem ser resolvidas no diálogo fraterno entre os camponeses, deixando de lado os interesses dos caciques, das empresas e dos governos. Não às lutas fratricidas!

Exigimos:

– Que a Procuradoria Geral do Estado de Oaxaca esclareça os fatos a fim de encontrar os autores e mentores desses crimes.

 – Exigimos particularmente que o assassinato de nosso camarada Eutiquio Loaeza Jiménez não fique impune.

– Que seja garantido um atendimento médico abrangente para os feridos.

Justiça para Eutiquio Loaeza Jiménez!

Por uma solução alternativa construída pelo povo!

Seja quem for que governe, os direitos do povo serão defendidos!

Que os trabalhadores governem o país!

Com o Sol Vermelho, o povo vencerá!

CORRENTE DO POVO SOL VERMELHO

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: