Reproduzimos denúncia feita por um conjunto de organizações democráticas, dentre elas a organização democrático-revolucionária Corrente do Povo – Sol Vermelho, do México, em virtude do marco de quatro anos do desaparecimento forçado do professor, democrata e advogado do povo Dr. Ernesto Sernas García, em San Agustín de las Juntas, Oaxaca. Compartilhamos a declaração traduzida acompanhada de um vídeo produzido pela organização.
Leia mais: Familiares exigem o reaparecimento do Dr. Sernas, 2018
“Já são quatro anos! Ernesto Sernas Garcia
Este 10 de maio se completam quatro anos do desaparecimento forçado do Doutor Ernesto Sernas Garcia, ocorrido em San Agustín de las Juntas, Oaxaca, no ano de 2018.
Sernas Garcia trabalhou como professor catedrático e pesquisador da Universidade Autônoma Benito Juárez de Oaxaca, além de ser palestrante em várias universidades do México, da América Latina e do Estado espanhol.
O Doutor Ernesto Sernas trabalhava como Assessor Jurídico da Corrente do Povo – Sol Vermelho para a defesa dos presos políticos e povoados locais em resistência.
Quatro anos após seu desaparecimento forçado, as omissões do Estado mexicano são muito graves, pois não há um plano de busca e nem uma linha sólida de investigação; as autoridades, sem explicação, têm negado a ponderar seu trabalho como defensor dos Direitos Humanos.
A família e a organização de Sernas García têm sofrido revitimização, assédio, ameaças e perseguições por exigir a verdade e justiça.
Já se passaram quatro anos desde esse crime de lesa humanidade cometido contra um intelectual progressista e defensor dos direitos do povo.
As organizações signatárias exigem que o Estado mexicano garanta sua busca imediata e apresentação com vida.
Vivo nós o queremos!”
Assista ao vídeo: