O advogado popular e democrata Ernesto Sernas García está desaparecido desde o dia 10 de maio. Ernesto atua em defesa de manifestantes detidos em junho de 2015 acusados covardemente de terrorismo. Entidades populares, familiares e estudantes exigem do velho Estado o aparecimento com vida do advogado.
A filha do advogado, Abril Sernas, declarou em entrevista coletiva à Ouvidoria do Povo de Oaxaca (DDHPO) que seu pai não pertence a nenhuma organização política e que o mesmo também foi visto pela última vez às 22 horas do dia 10. Ela ressalva ainda que ele não viajou ou se deslocou por conta própria, pois o veículo encontrava-se em casa. Após sete dias de seu desaparecimento nenhuma “autoridade” prestou qualquer tipo de esclarecimento sobre o assunto.
Ativistas, democratas e progressistas (especialmente a Corrente do Povo – Sol Vermelho que atua na região de Oaxaca) denunciaram em coletiva de imprensa a crescente repressão do velho Estado contra os defensores dos direitos do povo e declaram que irão continuar com as mobilizações e elevar seu nível de combatividade até que o advogado seja apresentado com vida.
Ernesto Sernas García era também ativista em defesa dos direitos do povo, doutor em direito constitucional pela Universidade Autônoma Benito Juárez de Oaxaca (UABJO) e investigador.