Juventude democrático-revolucionária mexicana faz panfletagem. Fonte: Solrojista.blogspot
As Brigadas da Juventude Popular (BJP) e o Movimento Estudantil Popular (MEP), organizações democrático-revolucionárias de jovens mexicanos, realizaram uma atividade vitorios de agitação e panfletagem. Mais de dois mil folhetos foram distribuídos pelos ativistas durante a atividade do dia 18/02, denunciando a crise geral do capitalismo burocrático no México, o governo de turno oportunista atual e a próxima edição da farsa eleitoral.
Eles afirmam que a crise estrutural do capitalismo burocrático no México continua a crescer enquanto a emergência sanitária se agudiza. Isso atinge diretamente o proletariado e as massas populares, aumentando o desemprego, o custo de vida, a opressão, a miséria e a repressão.
O governo da “Quarta Transformação” (estratégia do atual governo reacionário mexicano, fruto da promessa de López Obrador de “acabar” com os privilégios dentro do velho Estado) continua a se confirmar como gerente velho Estado de latifundiários e grandes burgueses: implementa a militarização do país, endurece a lei contra os movimentos populares e impõe megaprojetos que causam despejos em massa e mortes em diversas partes do território nacional, em benefício do imperialismo.
Além disso, denunciam que a grande burguesia está preparando o circo eleitoral deste ano, com vistas à eleição presidencial de 2024, “deixando claro que o regime só está interessado em legitimar-se acima das necessidades do povo, que neste momento são absolutamente urgentes”.
“A classe trabalhadora, os camponeses pobres, os povos indígenas, as mulheres e a juventude popular estão carregando o terrível peso desta situação sobre nossos ombros”, afirmam. “Em todos os lugares há novos sinais de inconformidade. A explosão das massas ainda é dispersa e espontânea, mas há diversos e importantes esforços para organizar e unificar esta fúria”.
Durante esse dia de agitação e panfletagem, divulgaram-se dois textos: a Declaração Política da Corrente do Povo-Sol Vermelho, emitida em 10 de janeiro na cidade de Oaxaca, e a Declaração pela Vida do Exército Zapatista de Libertação Nacional, emitida em 1º de janeiro em Chiapas.
O BJP e o MEP aderem a ambas as declarações.
Os movimentos de juventude ainda demarcam com contundência as palavras de ordem NÃO às eleições, SIM às vacinas!; Eleições não são a solução, a solução é Revolução! e Construir a Frente do Povo!