MFP: Moradores da Vila Bandeira Vermelha celebram 22 anos de resistência e gravam vídeo de apoio ao Acampamento Manoel Ribeiro

MFP: Moradores da Vila Bandeira Vermelha celebram 22 anos de resistência e gravam vídeo de apoio ao Acampamento Manoel Ribeiro

Print Friendly, PDF & Email

Reproduzimos nota publicada pelo Movimento Feminino Popular (MFP) sobre o ato de celebração dos 22 anos da resistência da Vila Bandeira Vermelha, no dia 26 de abril de 1999, em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Os moradores da vila também gravaram um vídeo de apoio ao Acampamento Manoel Ribeiro, em Rondônia.


Moradores da Vila Bandeira Vermelha, celebram os 22 anos da resistência do dia 26 de abril de 1999 e enviam vídeo de apoio à luta do acampamento Manoel Ribeiro.

Moradores da Vila Bandeira Vermelha (VBV) comemoram 22 anos de resistência e expressa apoio aos camponeses da LCP.

No início da noite do dia 25 de abril, véspera do dia que marca a grande batalha dos sem-casas de Betim – MG, as famílias da Vila Bandeira Vermelha, lideradas pelo Movimento Luta Popular pela Moradia – LPM, com a participação de representantes do Comitê Sanitário, MFP, Movimento Estudantil Popular Revolucionário (MEPR), Unidade Vermelha – Liga da Juventude Revolucionária (UV-LJR) gravaram uma saudação aos lutadores camponeses de Rondônia, pela sua justa luta pela terra no Acampamento Manoel Ribeiro. O vídeo traz a seguinte mensagem:

“Nós moradores da Vila Bandeira Vermelha (VBV) em Betim MG, declaramos nosso apoio incondicional aos camponeses e camponesas do acampamento Manoel Ribeiro – última parcela das terras da antiga fazenda Santa Elina a ser conquistada pelos camponeses do Brasil.

A heroica resistência camponesa de Santa Elina em 1995, foi inspiração para que nos organizemos e conquistemos as nossas moradias. Em uma batalha feroz contra as forças de repressão do velho Estado que assassinaram dois companheiros: Elder e Erionídes – que tombaram na luta, mas o sangue não afogou a luta, se não regou e segue regando, queremos dizer para as famílias, que não estão sozinhas, que a luta combativa e organizada é a única forma de conquistar nosso pedaço de chão, todo apoio às famílias do acampamento Manoel Ribeiro e à Liga dos Camponeses Pobres (LCP).

Viva a Revolução Agrária!”

Leia Também: Vila Bandeira Vermelha: Quando o povo resiste

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: