No último domingo, 28/05, O Comitê de Apoio a Luta pela Terra (CALT) e a Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL) realizaram uma panfletagem na cidade de Pirapora, Minas Gerais (MG), para denunciar os ataques da pistolagem contra camponeses em Jequitaí (MG).
Mais de 300 panfletos foram distribuídos na feira da cidade enquanto ativistas realizavam agitações em um megafone. Os ativistas denunciaram que a ação foi coordenada por um coronel reformado e executada por um bando armado, e afirmaram que a pistolagem tem sido cada vez mais corriqueira no cenário de crescente reacionarização do velho Estado brasileiro e criminalização da luta pela terra. Foram denunciadas também as ações da extrema-direita e o financiamento dos bandos paramilitares.
Os ativistas denunciaram ainda as perseguições políticas contra as massas em luta a estenderam uma faixa com a consigna Liberdade para Zé Rainha e os dirigentes da FNL. Por fim, foi demarcado que a luta pela terra prosseguirá apesar dos ataques e que a conquista da terra não virá por meio do velho Estado, e sim pela luta independente e combativa.