MG: Brigadas, panfletagens e pichações agitam boicote à farsa eleitoral em Belo Horizonte

MG: Brigadas, panfletagens e pichações agitam boicote à farsa eleitoral em Belo Horizonte

Com informações do Comitê de Apoio ao AND de Belo Horizonte

No 1º turno da farsa eleitoral em Belo Horizonte, houve várias atividades da campanha de boicote a farsa eleitoral, convocada pela Frente Revolucionária de Defesa dos Direitos do Povo (FRDDP).

A abertura da campanha ocorreu já no dia 31 de maio quando ativistas apoiadores escolheram fazer uma brigada de divulgação do jornal A Nova Democracia, tendo em vista que estas são importantes instrumentos de comunicação e denuncia da podridão desse velho podre Estado e suas eleições farsantes.

Os ativistas da Frente fizeram um apelo ao Comitê de Apoio do Jornal A Nova Democracia de Belo Horizonte e pegaram exemplares do jornal de edições anteriores para realizarem brigadas de distribuição que tiveram como mote a denúncia da farsa eleitoral. Foram distribuídos cerca de 900 exemplares de AND, sendo 600 na Praça da Estação e 300 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Nas duas ocasiões, as agitações foram muito bem recebidas pelo público.

Após a confecção do boletim da FRDDP, com a consigna “Nem eleição nem intervenção militar! Revolução, já!”, foram realizadas várias atividades de divulgação da campanha do boicote na capital mineira, onde foram distribuídos mais de 5 mil panfletos da FRDDP. As panfletagens foram realizadas em pontos estratégicos da cidade, escolhidos pelos ativistas: 600 panfletos na PUC, 1.300 na UFMG, 2.000 no terminal de ônibus do BH Shopping, no bairro Belvedere, 300 na Vila Bandeira Vermelha e cerca de 800 foram distribuídos aos operários da construção civil.

Também o Marreta – Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil – confeccionou cerca de 6 mil panfletos para a categoria, repudiando a farsa eleitoral com a consigna “Não vote, Lute!”

As atividades foram realizadas com agitações feitas através de uma caixa de som e teve grande repercussão junto a massa de trabalhadores, que por diversas vezes acenaram com positivo e gritavam “fora todos esses safados”. Também serviram para os militantes da FRDDP debaterem com o público e desmistificarem a confusão que o monopólio de imprensa e a extrema-direita reacionária criam na cabeça do povo, com o auxílio dos monopólios de imprensa, de que “todos que usam a bandeira vermelha são PT”, aproveitando-se do ódio contra o PT e tentando isolar aqueles que lutam.

No bairro Belvedere, área nobre de Belo Horizonte, a agitação também foi bem recebida pelos trabalhadores da construção civil, comerciários e as domésticas, que lotam o terminal de ônibus (de segunda a sexta-feira). Muitos trabalhadores se identificaram com os companheiros do Marreta e da FRDDP, que propagandearam a necessidade da organização de todos, convocando-os também para se prepararem para grandes batalhas futuras.

Nas universidades, agitações e distribuições de panfletos da FRDDP contra a farsa eleitoral foram registras na PUC e na UFMG.

Na UFMG, as panfletagens se concentraram no Bandejão I e na Faculdade de Educação, onde houve passagem nas sala de aulas e agitações da FRDDP no Hall de entrada do prédio, durante o intervalo das aulas.

Os estudantes demonstraram boa receptividade e interesse em ler o material, solicitando inclusive maiores quantidades de panfletos para distribuírem entre os amigos.

Pelos muros da cidade, em vários pontos, foram encontradas pichações com diferentes consignas contra a farsa eleitoral: Não vote, lute!, Nem eleição nem intervenção militar! Revolução, já!. Até mesmo pichações com a consigna Eleição não! Guerra Popular sim! foram vistas, mostrando como o rechaço à farsa eleitoral tem se popularizado e ganhado as ruas.

{gallery}0mes-10-18/Galeria/GaberiaBHboicote{/gallery}

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: