Camponeses vivem, trabalham e resistem na Área Revolucionária Cleomar Rodrigues, em Pedras de Maria da Cruz (MG).
Adaptação de trechos de texto publicado na edição nº 179 do jornal A Nova Democracia.
No dia 22 de outubro de 2019 completa-se cinco anos do assassinato do dirigente da LCP, Cleomar Rodrigues de Almeida. Cleomar foi covarde e brutalmente assassinado na entrada da Área Unidos com Deus Venceremos — onde trabalhava e vivia com 35 famílias, desde 2008 —, no município de Pedras de Maria da Cruz (MG), em uma emboscada feita por pistoleiros e policiais a mando dos latifundiários, sendo fuzilado por disparos de armas de grosso calibre.
Assim como outras lideranças camponesas, Cleomar foi constantemente perseguido e ameaçado de morte, entretanto, não se afugentou da luta. Como dirigente revolucionário que era, cumpriu um importante papel de mobilizar, politizar e organizar os seus companheiros e companheiras camponeses. Foi um ardoroso defensor do sagrado direito à terra e da necessidade de uma Revolução no país, uma Revolução de Nova Democracia ininterrupta ao Socialismo, que se inicia com a Revolução Agrária tomando todas as terras do latifúndio e distribuindo-as para os camponeses.
Leia também: USA: Cleomar Rodrigues e a luta revolucionária no Brasil são homenageados
O dirigente camponês havia denunciado amplamente as ameaças de morte sofridas aos órgãos do velho Estado, principalmente Incra e Ouvidoria Agrária, mas como de práxis, ao invés de agirem a favor dos camponeses pobres, passaram a acobertar os crimes dos latifundiários e seus bandos pistoleiros, tudo isto sob a gerência oportunista de Lula/Dilma/PT.
Abaixo, compartilhamos links publicados pelo AND sobre a trajetória de Cleomar, homenagens e a luta por justiça pelo seu assassinato:
Vídeo – Combativa manifestação da LCP no Norte de Minas: “Cleomar Vive!”
Vídeo – MG: Cleomar Vive! Morte ao Latifúndio!
Dirigente camponês assassinado no Norte de Minas
Cleomar vive no fogo e na luta
Camponeses exigem punição para assassinos de Cleomar Rodrigues
Escola Popular Cleomar Rodrigues de Almeida
Assassinos de Cleomar estão livres! Farsa de “justiça” não durou nem um ano
Manifestações exigem punição para assassinos de Cleomar Rodrigues
Homenagens a Cleomar Rodrigues nos muros