Na manhã desta sexta-feira 17/05 uma passageira de um ônibus da linha 9211 em Belo Horizonte denunciou a substituição de uma barra de ferro por um pedaço de cana-de-açucar. O objeto servia para pedir paradas e para que os passageiros se apoiassem.
O transporte público em Belo Horizonte tem aumentado os preços vertiginosamente, em janeiro deste ano populares realizaram manifestação contra o aumento da tarifa. Apenas no ano de 2023 a prefeitura de Belo Horizonte junto a Câmara Municipal de Vereadores alocou um recurso no valor de R$ 512 milhões, mais de meio bilhão, a um subsidio às empresas privadas que operam os ônibus na cidade.
Apesar do subsidio da prefeitura as empresas de ônibus permanecem circulando sem ar-condicionado, com os ônibus quebrados e atrasos, segundo relatam os passageiros.
Sobre a situação do transporte público na cidade a prefeitura não respondeu as exigências da população e não apresentou outra solução que não a de simplesmente enviar ainda mais recursos aos grandes empresários do transporte local, o que não tem garantido a diminuição dos preços e nem mesmo a melhoria do serviço.